Aluna de Ciências Sociais do Polo Brejo apresenta trabalho no XII ENANPPAS, na USP


Por em 9 de September de 2025



Entre os dias 1º e 4 de setembro, a Universidade de São Paulo (USP) sediou o XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ENANPPAS), considerado o mais importante evento científico do Brasil na área. Embora seja voltado para a pós-graduação, o encontro também mantém um Grupo de Trabalho destinado a jovens pesquisadores, com o objetivo de incentivar alunos de graduação a se inserirem em espaços de produção científica.

A aluna Franciane Nunes, do curso de Ciências Sociais do Polo Brejo, participou do evento com o trabalho intitulado “Os impactos da soja para as comunidades quilombolas de São Raimundo e Vila das Almas, em Brejo-MA”, sob orientação da Profa. Dra. Rosirene Martins. O estudo foi desenvolvido em parceria com os seus colegas de turma Clidenor da Conceição, Francisca Raiza Nunes Vieira, Geylane da Silva Pinto e Luciane Leão Fernandes.

A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos gerados pela expansão da sojicultura no cotidiano dessas comunidades, identificando os agentes responsáveis e as principais transformações socioambientais e nos modos de vida locais, a partir da chegada desse modelo de “desenvolvimento”.

Franciane destacou a relevância da participação no evento. “Participar do ENANPPAS foi uma experiência enriquecedora. Um espaço de escuta e de trocas, de compartilhar pesquisas com temáticas relevantes, mas também de construir redes de apoio. Permitindo dar maior visibilidade e voz às comunidades que têm seus direitos violados, contribuindo para uma discussão mais ampla sobre justiça socioambiental e direitos das comunidades’, disse ela.

A orientadora, Profa. Dra. Rosirene Martins, ressaltou a importância da inserção de estudantes de graduação nesse espaço de debate. “A participação da Franciane representa não apenas a sua equipe de trabalho, mas também um passo importante em sua formação. Esses são momentos de circulação de informações e reflexões sobre a emergência climática e os impactos do atual modelo de desenvolvimento. Ao apresentar sua pesquisa sobre as implicações da sojicultura para as comunidades quilombolas de Brejo, ela contribui para colocar na agenda nacional a realidade da asfixia dessas comunidades, que resistem e enfrentam esse projeto que ameaça a natureza e a vida. Esse reconhecimento demonstra a qualidade e a relevância da pesquisa, além de reforçar o papel do Programa Ensinar na formação de futuros professores com visão crítica e engajada nas causas sociais”, destacou.

Sobre o evento

O ENANPPAS tem como propósito fortalecer a produção de conhecimento na área de Ciências Ambientais, promover a integração de programas de pós-graduação e ampliar discussões nacionais e internacionais relacionadas à COP30, com foco nos enfrentamentos às desigualdades sociais e à emergência climática.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens