Polo Santa Luzia do Paruá realiza Seminário de Prática Curricular com foco em Educação e Sociedade
Por Paula Lima em 9 de September de 2025
Alunos de Letras e Ciências Biológicas do Polo Santa Luzia do Paruá promoveram, no dia 30 de agosto, o Seminário de Prática Curricular na Dimensão Educacional e na Dimensão Político-Social, atividade vinculada à disciplina de mesmo nome, sob a orientação dos professores Maria de Fátima Santos Ferreira e Rômulo Sampaio.
O evento teve o objetivo de promover a integração acadêmica, disseminar informações relevantes sobre política, sociedade e educação, além de socializar os projetos desenvolvidos ao longo da disciplina.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama do município, professora Elizabete Ferraz, do Secretário de Meio Ambiente, do Secretário adjunto de Saúde, além de outros convidados da comunidade local, que prestigiaram os trabalhos apresentados.
Os alunos foram protagonistas da atividade. No curso de Letras, os acadêmicos realizaram uma pesquisa sobre a utilização das metodologias ativas nas escolas públicas de Santa Luzia do Paruá. Eles analisaram as experiências de docentes, ouviram a percepção dos estudantes e, no seminário, compartilharam reflexões sobre os desafios e as potencialidades desse recurso no processo de ensino-aprendizagem.
Já os estudantes de Ciências Biológicas desenvolveram pesquisas sobre temas de relevância para as comunidades de Santa Luzia do Paruá e também do município de Presidente Médici. Os resultados foram apresentados em forma de banners, ampliando a troca de saberes entre universidade e sociedade.
Para a aluna Edneia Pereira Costa, do curso de Ciências Biológicas, a experiência foi transformadora. “A disciplina de prática curricular na dimensão político-social oportunizou um aprendizado significativo sobre o desenvolvimento de cidadãos críticos e sobre o papel da escola na transformação social. Ao identificar problemas locais e propor soluções, exercitamos a pesquisa e a colaboração, compreendendo a dimensão político-social da educação e seu impacto na aprendizagem. Isso nos ajuda a nos tornarmos cidadãos conscientes e educadores transformadores”, disse ela.
A estudante Kallyne dos Santos, do curso de Letras, destacou a ampliação de sua visão crítica. “A disciplina proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre o papel do professor e a importância de práticas pedagógicas bem planejadas e contextualizadas. Refletimos sobre como a relação entre teoria e prática é essencial para desenvolver estratégias que atendam às necessidades dos alunos e tornem o ensino mais dinâmico, inclusivo e significativo. Essa experiência nos preparou para atuar de forma mais consciente e eficiente no contexto educacional, valorizando a construção coletiva do conhecimento”, frisou.
A realização do evento reforçou a importância da adoção de práticas pedagógicas inovadoras e metodologias que favoreçam uma aprendizagem significativa. Nesse processo, os estudantes tornam-se protagonistas da construção do conhecimento, enquanto os professores assumem o papel de mediadores, fortalecendo a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.
Por: Paula Lima