Seminário de Prática Curricular no Polo São Bernardo destaca integração entre pesquisa, ensino e realidade social


Por em 10 de September de 2025



Alunos de Matemática e Geografia do Polo São Bernardo do Programa Ensinar promoveram, dia 30 de agosto, o Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social. A atividade teve a orientação das professoras Altenize Rodrigues (Matemática) e Nívia Andrade (Geografia).

O evento teve como objetivo socializar os resultados de pesquisas desenvolvidas ao longo da disciplina Prática Curricular na Dimensão Político-Social, possibilitando a troca de experiências, o diálogo acadêmico e a reflexão crítica sobre o papel da escola e dos futuros docentes na sociedade.

Para a professora Altenize Rodrigues, o seminário consolidou um espaço de aprendizagem significativo. “O Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social teve como objetivo socializar as experiências e aprendizados adquiridos pelos alunos durante o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Na turma de Licenciatura em Matemática, os trabalhos tiveram como foco a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Matemática Financeira, área de grande relevância para o cotidiano dos estudantes, uma vez que possibilita compreender e aplicar conceitos matemáticos em situações práticas, como controle de orçamento, cálculo de juros, planejamento de compras e organização financeira familiar. Também teve como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por professores no ensino-aprendizagem de Matemática e estudou-se a etnomatemática presente na roça através de saberes matemáticos como unidades e medidas. Ao longo do processo, os alunos realizaram pesquisas que articularam teoria e prática, considerando a realidade da EJA e buscando estratégias pedagógicas que tornem o ensino da Matemática mais significativo e próximo da vivência dos educandos. O seminário, portanto, constitui-se como espaço de troca de saberes, reflexão crítica e valorização do papel da Matemática na formação cidadã, contribuindo para que o conhecimento seja visto como ferramenta de autonomia e transformação social.”

Já a professora Nívia Andrade destacou o papel da disciplina na formação docente e a importância da pesquisa em espaços diversos. “A disciplina Prática de Ensino desempenha um papel central na formação do licenciando, pois promove a articulação entre teoria e prática de forma reflexiva e crítica. Mais do que um espaço de aplicação de conteúdos, ela orienta o estudante para a pesquisa. Essa disciplina se organiza em três dimensões: Político-Social, Educacional e Escolar. No polo de São Bernardo, foi trabalhada a primeira dimensão, na qual os alunos foram divididos em cinco equipes e orientados a realizar pesquisas fora do espaço escolar. Cada grupo escolheu um local diferente para investigação: o Mercado Municipal, a UBS Bernardo Coelho de Almeida, o Centro de São Bernardo (com enfoque nos transtornos causados pela falta de drenagem urbana), uma horta comunitária no povoado Entroncamento e o rio Buriti no Espaço Cai N’Água. Como culminância da atividade, os estudantes participaram de um Seminário, organizado pela coordenação do polo, no qual cada equipe apresentou os resultados de suas pesquisas por meio de banners, expondo análises e conclusões. Essa experiência possibilitou uma rica interação entre a docente e os discentes, bem como entre as próprias equipes, favorecendo a troca de conhecimentos e perspectivas. Além disso, ampliou a visão crítica, investigativa e interdisciplinar dos acadêmicos”, destacou.

O estudante Maurício Brito avaliou a experiência como enriquecedora: “Hoje foi um dia muito encantador e de muitas experiências interessantes, porque nos permitiu, além da formação científica, da escrita científica, aprofundar também nosso contato com o alunado e com o espaço escolar em que iremos atuar”.

Por: Paula Lima



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