Seminários marcam encerramento de disciplinas em Letras e Ciências Biológicas no Polo de Pedro do Rosário


Por em 12 de September de 2025



O Polo de Pedro do Rosário vivenciou, no dia 30 de agosto, dois momentos acadêmicos importantes que marcaram o encerramento de disciplinas dos cursos de Letras e Ciências Biológicas, com atividades práticas que integraram teoria, pesquisa e inclusão.

Letras: Filologia em prática com a obra Iracema

No curso de Letras, o Seminário de Análise Filológica da obra Iracema, de José de Alencar, foi realizado no âmbito da disciplina Filologia Românica, ministrada pelo Prof. Me. Welistony Câmara Lima. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes dos métodos filológicos estudados em sala e refletir sobre a recepção da obra ao longo do tempo.

Organizados em grupos, os alunos analisaram duas edições de Iracema (1865 e 2022), observando aspectos como variações textuais, notas de rodapé, ilustrações e capas. Em seguida, apresentaram suas conclusões em formato de seminário, discutindo como as diferentes edições refletem transformações históricas, sociais e culturais.

“Encerrar a disciplina com este seminário foi um momento oportuno em que os alunos avançaram da teoria para colocar em prática os métodos da Filologia, compreendendo como a literatura dialoga com seu tempo e se reinventa em novas edições. É também uma oportunidade de valorizar nossa tradição literária a partir de um olhar decolonial, crítico e histórico”, destacou o professor Welistony Câmara.

Os estudantes também avaliaram a experiência de forma positiva. Para Edvan Jansen, “foi possível aprender muito, partindo do conceito de Filologia, até então desconhecido para mim. Houve sinergia entre conteúdo, aprendizagem e público-alvo, o que tornou os encontros muito satisfatórios”. Já o discente Kerleilson Silva ressaltou que “a disciplina ampliou nossa visão de mundo, mostrando as raízes das línguas neolatinas de forma leve e relevante. O seminário final nos encheu de orgulho pelos conhecimentos adquiridos e compartilhados”.

Ciências Biológicas: Libras e ensino inclusivo de Ciências

No curso de Ciências Biológicas, a disciplina de Libras, sob orientação da professora Dayselene de Castro Ferreira Lima, foi concluída com uma mostra de recursos adaptados em Libras para o ensino de Ciências, que teve como objetivo discutir a importância de práticas pedagógicas inclusivas no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos.

Os licenciandos foram organizados em grupos e, a partir de temas sorteados da área de Ciências, confeccionaram recursos didáticos adaptados em Libras, acompanhados de planos de aula. Esses materiais foram socializados e defendidos em uma mostra, integrando a avaliação da disciplina.

“A adoção de recursos adaptados em Libras para o ensino de Ciências revela-se fundamental na formação inicial dos licenciandos. Considerando que o estudante surdo é um sujeito visual-motor, sua aprendizagem ocorre de forma mais significativa quando apoiada em elementos visuais e práticos. Assim, a produção de recursos em Libras fortalece a formação dos futuros professores, preparando-os para práticas inclusivas e reafirmando a importância de uma educação científica acessível a todos”, afirmou a professora Dayselene.

A experiência permitiu que os alunos desenvolvessem uma postura pedagógica crítica e comprometida com a diversidade linguística e cultural da comunidade surda, além de exercitar a criatividade e aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos.

Integração entre teoria e prática

As duas atividades, embora em áreas distintas, revelam um mesmo princípio: o compromisso da formação docente em articular teoria e prática, possibilitando que os futuros professores construam conhecimentos significativos e contextualizados.

Por: Paula Lima



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