Aula prática de Histologia promove integração entre teoria e observação científica em Santa Luzia do Paruá
Por Paula Lima em 6 de October de 2025
No último dia 28 de setembro, os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Polo Santa Luzia do Paruá participaram de uma aula prática de Histologia, ministrada pela Profa. Ma. Ingrid Caroline Moreira Lima, na disciplina de Embriologia e Histologia.
A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos e alunas o contato direto com lâminas histológicas, microscópios e atlas físico e digital, promovendo a integração entre teoria e prática. A iniciativa buscou consolidar a aprendizagem sobre a organização microscópica dos tecidos do corpo humano e desenvolver habilidades técnicas e pedagógicas essenciais à formação docente em Ciências e Biologia.
Durante a prática, os discentes participaram ativamente do manuseio do microscópio, da análise das lâminas preparadas e da consulta a materiais físicos e digitais, como o aplicativo HistoLab. O exercício experimental favoreceu a observação e descrição das estruturas celulares, além de promover a discussão coletiva sobre as características dos diferentes tipos de tecidos.
Para a professora Ingrid Caroline, a vivência prática é indispensável na formação de futuros professores. “A disciplina de Histologia ocupa papel central na formação dos licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas, pois possibilita compreender a organização microscópica dos tecidos e sua relação com a fisiologia e a biologia dos organismos. Esta aula prática é fundamental porque integra teoria e prática, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades técnicas e também a capacidade de transpor esse conhecimento para o ensino de Ciências e Biologia”, disse.
A experiência também foi avaliada positivamente pelos estudantes. A aluna Juliana Campo destacou a importância do contato direto com o material biológico. “Foi a primeira vez que vimos os tecidos do corpo. Achei importante observar os tecidos diretamente no microscópio. A prática ajudou a fixar o conteúdo e entender melhor o que antes só tínhamos visto em livros. Aprender manuseando as lâminas e usando os recursos digitais deixou a aula mais dinâmica e facilitou a compreensão dos detalhes dos tecidos”, frisou.
Já Leudiane Lobo de Sousa ressaltou a relevância da atividade para a consolidação dos conhecimentos teóricos: “Fomos envolvidos na atividade de forma prática e participativa. Antes da prática, tivemos aulas teóricas sobre os diferentes tipos de tecidos, suas funções e características, o que nos ajudou a compreender melhor os tecidos visualizados no microscópio. A professora explicou como utilizar o microscópio corretamente, demonstrando o manuseio e os cuidados necessários. Em seguida, observamos os tecidos nas lâminas, identificando os tipos de tecidos e suas estruturas. A experiência foi enriquecedora, pois nos permitiu visualizar na prática o que aprendemos em sala de aula”.
A aula proporcionou um momento de aprendizado significativo, aproximando os estudantes do universo microscópico e fortalecendo a compreensão sobre a estrutura dos tecidos que compõem o corpo humano. A prática reforçou o papel das atividades experimentais como estratégia essencial para tornar o ensino de Ciências mais dinâmico e significativo.
Por: Paula Lima