Projeto de extensão dos alunos de Pedagogia do Polo Paulino Neves valoriza o brincar na formação docente
Por Paula Lima em 8 de October de 2025
Alunos de Pedagogia do Polo Paulino Neves executaram, entre os dias 3 e 5 de outubro, o projeto de extensão “Eu Brinco, Tu Brincas, Nós Brincamos: o brincar como atividade principal na Educação Infantil”, vinculado à disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, ministrada pela professora Maria Lourdene Paula Costa.
A iniciativa envolveu cerca de 50 crianças da Educação Infantil, propondo atividades teóricas e oficinas práticas sobre o papel do brincar no processo de aprendizagem. O projeto teve como objetivo principal promover experiências que articulassem teoria e prática, reforçando a compreensão da infância como uma fase singular, em que a ludicidade é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
De acordo com a professora Maria Lourdene, “a extensão universitária é um dos pilares fundamentais da universidade, pois coloca os alunos em contato direto com a realidade social, o que permite aplicar o conhecimento teórico na prática. Os acadêmicos, ao participarem de projetos de extensão, desenvolvem habilidades práticas e socioemocionais essenciais, no caso do pedagogo, para atuarem nos espaços destinados ao seu trabalho”.
Durante as oficinas, os estudantes de Pedagogia puderam observar e vivenciar a importância das brincadeiras como instrumentos pedagógicos. A aluna Daiane Rodrigues Marcineiro destacou os resultados da experiência: “Durante a execução do projeto foi perceptível a interação das crianças entre si. Elas aprendem quando participam das brincadeiras, aprendem novos movimentos, novas brincadeiras, desenvolvem novas ideias e a imaginação. O brincar trabalhou a coordenação motora, a percepção visual e também o respeito aos colegas e às regras”.
Para a acadêmica Érica Patrícia Castro da Costa, o aprendizado foi marcante: “A realização desse trabalho foi uma experiência muito significativa para nós. Foi possível compreender na prática a importância do brincar como eixo principal para a educação infantil”.
O projeto contribui para a formação de professores atentos às necessidades das crianças, capacitando-os a utilizar a ludicidade como elemento central na Educação Infantil.
Por: Paula Lima