Aula de campo em Geomorfologia Ambiental amplia compreensão sobre paisagem e relevo em Coroatá
Por Paula Lima em 21 de outubro de 2025

Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia do Polo Coroatá participaram de uma aula de campo da disciplina de Geomorfologia Ambiental. A atividade foi orientada pelo Prof. Me. Francisco Wellington e teve como foco a análise de áreas com modificações da paisagem na cidade de Coroatá.
A saída de campo teve como principal objetivo possibilitar aos estudantes a compreensão dos processos e fenômenos geomorfológicos relacionados ao relevo, associando os conhecimentos teóricos vistos em sala às observações práticas no ambiente natural.
Segundo o professor responsável, a metodologia de campo favorece a construção do conhecimento geográfico de forma contextualizada. “Uma aula como esta permite que o aluno observe, questione e interprete a paisagem, entendendo que o relevo é resultado tanto de processos naturais quanto de interferências humanas ao longo do tempo”, destacou o professor.
A atividade contemplou três pontos de estudo, onde os alunos realizaram observações, registros e discussões: Margens do rio Itapecuru – Rua da Prainha (bairro Americanos) – dois pontos de análise envolvendo processos erosivos e uso do solo; Morro do Machado – área marcada por alterações do relevo e ocupação antrópica.

Nos locais visitados, os estudantes puderam identificar indícios de erosão, assoreamento, intervenções humanas no terreno e impactos ambientais associados.
A acadêmica Vanessa Figueirêdo de Sousa avaliou a importância da experiência. “A aula de campo em Geomorfologia Ambiental foi essencial para mim, pois proporcionou uma conexão direta entre teoria e prática. Essa experiência me permitiu observar de perto os processos e formas do relevo, compreendendo como o ambiente é constantemente transformado pela ação humana”, pontuou.
Vanessa, ainda, destacou ainda o desenvolvimento acadêmico promovido pela atividade: “Durante a aula, pude identificar fenômenos como erosão, compactação e regeneração natural, fundamentais para entender a sustentabilidade dos ecossistemas. Além disso, a atividade estimulou o pensamento crítico e despertou em mim a consciência sobre a importância de proteger o ambiente, valorizando o equilíbrio entre natureza e sociedade”.
A atividade evidenciou a importância da formação prática no curso de Geografia e alinhou-se à proposta pedagógica do Programa Ensinar, que integra teoria e prática como estratégia de ensino e fortalecimento do compromisso acadêmico com a realidade social.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar