Aula de campo promove reflexão sobre conservação ambiental na comunidade Cigana do Izael
Por Paula Lima em 23 de outubro de 2025

Os alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Coroatá participaram de uma aula de campo no povoado Cigana do Izael, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre o uso e conservação do Igarapé da Cigana. A atividade fez parte da disciplina Gestão e Conservação Ambiental, sob a orientação da Profa. Dra. Lígia Tchaicka e integrou a proposta pedagógica de aliar teoria e prática na formação acadêmica.
Durante a atividade, os estudantes observaram o ambiente, identificaram características naturais e sociais da área e conversaram com os moradores da comunidade para compreender de que forma o igarapé é utilizado no cotidiano local. A partir das observações, foram discutidos aspectos relacionados à conservação dos recursos hídricos, impactos ambientais e possíveis riscos ao equilíbrio ecológico da região.
De volta à sala de aula, os alunos refletiram sobre a realidade encontrada à luz da legislação ambiental brasileira, analisando instrumentos de proteção ambiental e propondo soluções para minimizar os impactos observados, como descarte inadequado de resíduos e assoreamento do igarapé.
A professora Lígia Tchaicka destacou que a proposta da atividade foi provocar o olhar crítico dos estudantes sobre a realidade em que estão inseridos. “A importância dessa aula de campo está em promover discussões ambientais a partir da vivência local, incentivando os alunos a compreender problemas reais e pensar alternativas sustentáveis para a conservação do meio ambiente”, afirmou.
Para a estudante Brenda Lays, a experiência foi enriquecedora tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. “A aula de campo na comunidade Cigana do Izael foi uma experiência muito rica. Pudemos observar o ambiente e perceber como o modo de vida dos moradores se relaciona diretamente com a natureza. Também discutimos a importância da conservação, os impactos da poluição nos igarapés e as leis que protegem essas áreas. Essa vivência ajudou a entender melhor a realidade e a importância de cuidar do meio ambiente”, comentou.
A iniciativa reforçou a relevância das práticas educativas em campo para construir uma formação crítica e consciente, aproximando os conteúdos teóricos da realidade socioambiental das comunidades.


Por: Paula Lima