Aula prática de Vertebrados aproxima teoria e prática no curso de Ciências Biológicas do Polo Santa Luzia do Paruá


Por em 4 de novembro de 2025



Os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Polo Santa Luzia do Paruá participaram de uma aula prática da disciplina Zoologia de Vertebrados, ministrada pela Profa. Dra. Michela Costa Batista. A atividade teve como foco a observação da morfologia externa e interna de diferentes grupos de vertebrados, proporcionando uma experiência enriquecedora e essencial para a formação dos futuros biólogos.

Durante a aula, os estudantes puderam observar e manusear exemplares fixados de rãs, pererecas, cobras e lagartos, além de analisar um peixe fresco, representando o grupo dos peixes ósseos (Osteichthyes). A professora demonstrou as principais características morfológicas e explicou suas funções, relacionando-as com o habitat de cada espécie.

Após as explicações teóricas e demonstrações práticas, os alunos se dividiram em grupos para realizar o manuseio, observação e desenho esquemático dos exemplares, identificando estruturas e funções de cada animal estudado.

Para a professora Michela Costa Batista, a prática representa um momento essencial de consolidação do conhecimento. “A aula prática de vertebrados utilizando espécimes fixados em álcool e espécimes frescos (neste caso, o peixe) é uma excelente forma de mostrar ‘ao vivo’ as estruturas explicadas em sala de aula, bem como suas funções. O peixe fresco pode ser usado como um recurso didático de baixo custo e fácil manuseio, proporcionando uma prática que pode inclusive ser aplicada no ensino básico. É o tipo de experiência ideal para se trabalhar com os alunos de licenciatura em Biologia, pois eles poderão também utilizar em suas aulas, futuramente”, disse ela.

A aluna Fernanda Caitano destacou o quanto a atividade contribuiu para o aprendizado: “A experiência dessa aula prática foi excelente e enriquecedora, focada no Filo Chordata. Ter a oportunidade de analisar e compreender a zoologia do tambaqui de forma prática foi extremamente valiosa. Os conhecimentos teóricos sobre as classes Osteichthyes, Amphibia e Reptilia ganharam vida, e a experiência prática certamente solidificou nosso aprendizado. A dedicação e clareza da professora Michela ao guiar-nos pelas etapas do estudo tornaram a aula não apenas informativa, mas também muito interessante e cativante”.

A atividade destacou a relevância das práticas laboratoriais no processo formativo dos licenciandos, ao possibilitar a aplicação e a observação direta dos conteúdos teóricos, promovendo uma compreensão mais aprofundada da diversidade e da anatomia dos vertebrados.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens