Conheça os trabalhos do Programa Ensinar aprovados no PIBEX Uema

Alunos do Programa Ensinar agora também são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas e Extensão da Universidade Estadual do Maranhão (PIBEX). Ao todo, três trabalhos foram selecionados nas áreas de Química, Geografia e Letras, orientados pelos professores Vera Lúcia Neves Dias, Íris Maria Ribeiro Porto e José Haroldo Bandeira Sousa

No Polo Santa Rita, por exemplo, está sendo desenvolvida uma “Abordagem Crítico-Analítica de Textos”, coordenada pelo professor José Haroldo.

Sob supervisão da professora Vera Lúcia, acadêmicos de Química do Polo Anajatuba estão desenvolvendo um kit para ensino prático da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental em escolas públicas na cidade, uma enorme carência no ensino de assuntos de Química da disciplina, como contou a professora.

O trabalho é voltado para professores do nono ano, segundo a discente. “A disciplina de Ciências no nono ano é dada, geralmente, por um professor de Biologia, ou seja, alguém não domina nem Química nem Física. Assim, o aluno sai com muita dificuldade no que diz respeito aos assuntos de Química”, explanou a professora Vera.

Para fazer o trabalho serão tomados emprestados livros didáticos de Ciências das escolas públicas de Anajatuba e os kits serão montados de acordo com o exigido em cada volume didático. “O aluno do Ensinar vai, então, dar a mesma aula que foi ministrada pelo professor da escola, mas usando os kits. Vamos aplicar um questionário antes  da aula do professor e um depois da aula com os experimentos para avaliar a recepção dos alunos”, explicou.

Para o bolsista Everaldo Nicomedio Santo Sousa, a bolsa do PIBEX é um ótimo auxílio também para continuar os estudos na graduação. Ele falou sobre a importância do projeto: “A área de Química é uma área muito carente principalmente aqui no município de Anajatuba, e, por isso, nós vamos mostrar para esses alunos do ensino fundamental da rede pública o quanto é interessante essa área. Tentando buscar incentivo neles, apresentando ótimos experimentos que possivelmente não tenham visto’.

Já no Polo São Mateus, o projeto apoiado pelo PIBEX está sendo coordenado pela professora Íris Maria,  e consiste em uma série de oficinas de material didático para o ensino de Geografia. “É uma formação continuada. Busca auxiliar os professores quanto aos aspectos teórico-metodológicos, trabalhando com materiais alternativos, para tornar as aulas mais dinâmicas. O projeto pretende também avaliar e retroalimentar a prática educativa do professor”, comentou a professora Íris.

O projeto tem como alvo os professores de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, além de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental que, conforme explicado pela coordenadora do trabalho, geralmente não têm formação na área.

Para a aluna do Ensinar Myrella Pereira Pinto, o projeto é “uma oportunidade de oferecer e transferir um pouco dos ensinamentos que estamos recebendo em sala de aula, e talvez eles não tenham recebido da mesma maneira”. Ela contou ainda que “trabalhar com a formação continuada de professores é, de certo modo, conseguir trabalhar com a visão do professor que já está em sala de aula, a posição que irei exercer em breve”.

As equipes dos três trabalhos contam ainda com alunos voluntários, cuja participação é de suma importância para as pesquisas e projetos em desenvolvimento. Todos os projetos estão em fase inicial.