UEMA lança edital de concessão de Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), lançou na tarde de hoje (24), no auditório do UEMANET, o edital Nº 04/2022 para a concessão de Bolsas de Apoio aos Estudantes com Deficiência. Na oportunidade, foi realizado o lançamento do Guia de Acessibilidade da UEMA.

Estiveram presentes o reitor, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor, Walter Canales Sant’ana; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; a pró-reitora de Graduação, Fabíola Santana; a coordenadora do NAU, Marilda Lopes; o Promotor titular da 14ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Pessoa com Deficiência, Dr. Ronald Santos; a presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Dra. Isabelle Passinho; a presidente do Conselho E必利勁
stadual de Educação, Soraia Raquel Alves da Silva; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Dra. Marcela Proença; a coordenadora do Coletivo de Mulheres com Deficiência – CMDMA, Louize Oliveira; o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, Dr. Lindonjonson Gonçalves de Sousa (online) e o Juiz membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça; Dr. Alexandre de Mesquita (online).

必利勁
ads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-24-at-20.56.48-1024×682.jpeg” sizes=”(max-width: 614px) 100vw, 614px” srcset=”https://www.uema.br/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-24-at-20.56.48-1024×682.jpeg 1024w, https://www.uema.br/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-24-at-20.56.48-300×200.jpeg 300w, https://www.uema.br/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-24-at-20.56.48.jpeg 1280w, https://www.uema.br/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-24-at-20.56.48-300×200@2x.jpeg 600w” alt=”” width=”614″ height=”409″ />

De acordo com o reitor Gustavo Pereira da Costa “esse momento é uma das mais belas páginas escritas na história da Universidade Estadual do Maranhão. Nós estamos aqui concretizando direitos que historicamente foram negados às pessoas com deficiência. Esse ato de lançarmos um edital e anunciarmos um guia é um ato integralmente institucional. É a UEMA no esplendor da sua jovialidade que diz para esse público de pessoas com deficiência, para as entidades de representação, para o Conselho Estadual, para os professores e para a sociedade que aqui nós não apenas pesquisamos a educação inclusiva, que nós não apenas somos uma instituição formadora, mas nós somos uma instituição que pretende dar exemplo”.

O vice-reitor Walter Canales enfatizou a sua emoção e o orgulho em ver as ações do NAU em toda a UEMA. “Se nós nos preocupamos em inclusão, todos os nossos alunos têm que ser incluídos. O lançamento desse edital demonstra mais uma vez o ineditismo e o protagonismo da Universidade no quesito de inclusão. Com isso, posso afirmar que a diversidade, o pluralismo威而鋼
e a inclusão estarão cada vez mais presentes na UEMA”.

O Promotor titular Dr. Ronald Santos disse: “Hoje estamos assistindo ao nascimento de uma política pública de grande relevância que vai representar um paradigma de mudança na vida dessas pessoas, uma vida transformada por meio da educação. É chegado o momento de o Brasil ser um país mais inclusivo e nós temos que pensar constantemente políticas públicas nesse sentido, com o intuito de incentiv犀利士
ar os estudantes com deficiência”.

0000;”>犀利士
“582” height=”388″ />

A presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Dra. Isabelle Passinho mencionou: “A UEMA é mais uma vez destaque entre aqueles órgãos que desenvolvem políticas educacionais para pessoas com deficiência, pois as políticas públicas se transformam em realidade de vida. Eu costumo dizer que números são esquecidos, mas histórias são lembradas, quando a partir de ações afirmativas encontramos oportunidades de ter garantias de direitos a gente consegue estruturar tudo isso em uma política de transformação social”.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda afirmou que a política estudantil na Universidade evoluiu. “Posso afirmar aqui que o professor Gustavo foi um reitor inclusivo, um reitor que buscou implementar políticas que favorecessem a situação dos alunos, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor. Fico muito feliz em participar desse processo, pois a sensação é de dever cumprido, de efetivamente fazer o nosso papel enquanto Universidade”.

A coordenadora do NAU, Marilda Lopes destacou que “esse é mais um passo que a Universidade dá na luta para a construção de uma sociedade justa. Vivemos em uma batalha constante, porém estamos vendo que os propósitos são alcançados, por meio das infinitas possibilidades que UEMA cria”.

Serão oferecidas até 50 (cinquenta) bolsas com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, fortalecer políticas institucionais referenciadas na inclusão social pela educação e contribuir para a democratização das condições de permanência dos estudantes com deficiência na educação superior.

O prazo de inscrição inicia hoje (24/05) e encerra no dia 24 de junho de 2022. Todas as etapas do processo seletivo serão efetuadas pelo SigUema, para os estudantes regularmente matriculado em cursos de graduação presencial ou EAD, Programa Ensinar ou PROFITEC e cadastrados no Módulo de Acessibilidade no Sistema.

Por: Karla Almeida