Polo de Água Doce do Maranhão realiza aula de campo com alunos de Geografia
Por Paula Lima em 31 de August de 2022
Alunos do 1° período de Geografia do Polo de Água Doce do Maranhão participaram, no último final de semana, de aula de campo. Um momento de muito aprendizado, onde puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.
Sob a condução da professora Márcia Fernanda Pereira Gonçalves, da disciplina Geologia, o objetivo foi associar os conhecimentos teóricos e práticos referentes a disciplina, além de analisar os aspectos geológicos da zona de abrangência do Delta do Parnaíba.
Na oportunidade, os alunos realizaram coletas de rochas, sedimentos e análise dos aspectos geoambientais da área para compreender a dinâmica de formação e evolução do Delta do Parnaíba, com foco na Geologia Geral e local.
“Associar teoria e prática é uma ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. No caso da disciplina de Geologia, a prática executada nos trabalhos de campo incentivam os alunos a participarem ativamente das aulas, compreendendo “in loco” os conteúdos abordados na sala. Este trabalho de campo, especificamente, foi muito importante para os alunos da turma do curso de Geografia do polo de Água Doce do Maranhão, porque foi o primeiro campo realizado pela turma. A empolgação e dedicação durante toda a execução do trabalho refletiu a importância desse tipo de atividade para o processo formativo discente”, disse a Profa. Márcia.
De acordo com o aluno Francismar Vilar da Silva, a experiência de campo que a turma teve foi algo muito produtivo, enriquecedor e, além disso, muito gratificante. “Pudemos ver na prática a materialização dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. A experiência e os conhecimentos que nos foram passados em campo, nos deram uma maior dimensão da grandiosidade das atividades geológicas e de como sua interação e influência no meio em que vivemos vai muito além que outrora imaginávamos”, destacou ele.
Francismar, ainda, complementou: “Muito importante para nossa área conhecer as formações geológicas, os elementos que constituem as estruturas das rochas, do solo; de como funciona a dinâmica das marés, das dunas e do relevo em geral da nossa região; de poder compreender e entender como somos privilegiados em morar numa região tão rica e extremamente importante como é o Delta do Parnaíba. A conclusão que chegamos, baseados naquilo que vimos, ouvimos e apreendemos, é que não há melhor forma de se conhecer a geologia mais profundamente sem o trabalho de campo, algo que se mostra fundamental não somente nesta área da Geografia como em qualquer outra área do meio acadêmico”.