Alunos de Pedagogia do Polo Santa Luzia do Paruá discutem a cultura indígena durante seminário
Por Paula Lima em 29 de September de 2022
Alunos do 8° período do Curso de Pedagogia do Polo Santa Luzia do Paruá discutiram a cultura indígena durante seminário de encerramento da disciplina História e Cultura Indígena, ministrada pela professora Nubiragina Salasar dos Reis. O objetivo foi promover conhecimentos e práticas voltadas à valorização da história e cultura indígena e educação para as relações étnico raciais nos espaços formais e não formais de educação.
Na oportunidade, os alunos realizaram pesquisa bibliográfica sobre os temas educação escolar indígena, cultura e arte indígena, religiões e mitos indígenas e culinária indígena. Eles produziram e apresentaram painéis científicos com os resultados de suas pesquisas e, ainda, fizeram uma exposição de elementos que compõem os aspectos da cultura, arte, educação e culinária indígena.
“Acredito que o reconhecimento e valorização de um país plural e diverso perpassa, antes de qualquer instância, pelos caminhos da educação e, consequentemente, da escola. Neste sentido, faz-se de extrema necessidade que as licenciaturas e aqueles que fazem parte destas, conheçam, respeitem, apreciem e valorizem as diversidades, sejam elas quais forem, que certamente encontrarão em suas práticas docentes. A escola é plural, e partindo-se deste pressuposto, entendo que os estudos sobre a história e cultura das várias etnias indígenas são primordiais para que estes entendimentos cheguem nas nossas escolas e em nossos alunos”, disse a professora Nubiragina.
Para o acadêmico Nildevan dos Santos Costa, “a disciplina de história e cultura indígena veio como um retirar de “escamas dos olhos”. Escamas que foram historicamente construídas e tidas como verdades. Mas, como já preconizava Paulo Freire, o conhecimento é libertador e nos esclarece. E foi exatamente isso o que aconteceu, fomos esclarecidos acerca dessa parcela tão significativa do gentílico brasileiro. O resgate histórico, as lutas por reconhecimento, os embates, as legislações criadas ao longo dessa trajetória histórica, apresentadas com louvor pela disciplina, nos trouxe aprendizagens significativas, que enriqueceram nossa formação enquanto profissionais da Pedagogia e tudo isso se consubstancia com a realidade da nossa gente, da nossa escola, que é plural e diversificada. Então, compreender isso é respeitar essa pluralidade, é valorizar a nossa historicidade e os processos de formação do nosso povo. A aula de encerramento traduziu-se num momento onde nós pudemos ter contato mais próximo com as formas de expressão da religião, dos costumes, dos rituais, da culinária e sermos enriquecidos com essa troca onde pode-se perceber que muito do que temos são heranças valiosas desse povo. Em suma, foi uma verdadeira mudança de concepção e uma sensibilização com bases científicas”.