Alunos do Curso de Ciências Biológicas dos polos Colinas e Lago da Pedra produzem livro sobre práticas curriculares e ensino


Por em 4 de November de 2022



Alunos do Curso de Ciências Biológicas dos polos Colinas e Lago da Pedra produziram o livro “Práticas Curriculares e Ensino de Ciências e de Biologia na discussão das doenças tropicais”, tendo como organizadores os professores Jackson Ronie Sá-Silva e Nilvanete Gomes de Lima. O livro, em formato impresso e e-book, foi lançado em 2019 pela Editora da UEMA.

A iniciativa surgiu nas disciplinas das Práticas Curriculares: dimensão político-social e dimensão escolar, conduzidas pelo Prof.Jackson Ronie Sá-Silva. O livro foi produzido entre 2018 e 2019 e lançado na XIV Mostra Acadêmica e Científica em Ciências Biológicas (MACCBIO) no ano de 2019. Trata do tema das doenças infecciosas e parasitárias no ensino de Ciências e de Biologia com a indicação de sugestões didáticas e metodológicas para serem utilizadas na apresentação das doenças tropicais.

O objetivou foi incentivar os estudantes a realizarem ensino, pesquisa e extensão no componente curricular das práticas visto que elas têm um caráter investigativo. Outro objetivo foi inserir os estudantes na prática de pesquisa educacional para que sejam estimulados a ler, escrever e divulgar os conhecimentos produzidos no formato de livro.

“Escrever um livro com estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas foi estimulante e desafiante. Coordenei a escrita de 49 estudantes que se desafiaram a ler, pesquisar e estudar sobre as práticas curriculares no ensino de Biologia com enfoque nas doenças tropicais negligenciadas. Percebi que os estudantes se tornaram mais críticos e reflexivos ao exercitarem muitas leituras e a escrita dos textos. Compreendi a importância potencial da orientação dos estudantes de licenciatura. Ao final o livro demonstrou qualidade conceitual e foi publicado pela Editora da Universidade”, explicou o Prof. Jackson.

Para a aluna Eliane de Matos Oliveira, do Polo de Colinas, “participar da escrita de um livro foi extremamente gratificante porque aprendi a ler e escrever melhor. Além disso, fiz pesquisas educacionais e entendi mais ainda a realidade do que é ser uma professora-pesquisadora. Ser orientada a escrever um livro pelo professor Jackson Ronie Sá da Silva foi uma experiência acadêmica incrível e que nunca mais vou esquecer. O Programa Ensinar está de parabéns por nos agraciar com um docente tão completo como nosso professor de práticas curriculares. Agradeço ao nosso reitor Gustavo Pereira da Costa”.



Últimas Postagens