Alunos do Curso de Ciências Sociais do Polo Santa Luzia conhecem a produção Agrícola Familiar do município
Por Paula Lima em 9 de November de 2022
Alunos do Curso de Ciências Sociais do Polo Santa Luzia conheceram a produção Agrícola Familiar do município durante aula prática. O momento fez parte da disciplina Sociologia Rural, ministrada pela professora Arydimar Gaioso.
O objetivo da aula prática foi, em primeiro lugar, articular a teoria com a prática, ou seja, que os alunos observassem e analisassem a realidade social, no caso específico a Feira do Produtor e a Casa Familiar Rural, baseados nas teorias abordados e discutidos em sala de aula. Em segundo lugar, a aula prática possibilita que os alunos conheçam a realidade social que os cercam, que consigam “transformar o Familiar em Exótico”.
Na ocasião, foram realizadas observações e conversas com os produtores rurais que comercializam seus produtos oriundos de suas roças familiares. Os produtores explicaram o processo produtivo, desde a escolha do local da roça até a venda na feira. Falaram das dificuldades enfrentadas nesse processo, das suas formas de resistências e dos avanços propiciados, entre outros fatores, pela organização política. Num segundo momento da feira foi realizada uma conversa com o Secretário de Agricultura do município e com a equipe técnica que organiza a feira e dá assistência aos agricultores familiares. Esses momentos possibilitaram aos alunos um contato com a realidade local e as políticas públicas destinadas a esse segmento social.
Também como parte da aula de campo, foi realizada visita na Casa Familiar Rural, escola que utiliza como método de ensino a Pedagogia da Alternância, ficando os alunos internos por duas semanas e as outras duas em suas comunidades, aplicando na prática aquilo que aprendem nas disciplinas. A orientação era entender o processo histórico da escola e seu funcionamento, estrutura, objetivos, obstáculos, etc. Nesse momento foi realizada conversas com a administração da escola, professor e alunos, assim como observação das às áreas de plantios de hortas e de espaços destinados a projetos que estão em fase de implantação.
“As aulas práticas possibilitam aos alunos conhecer a realidade social que os cercam, desenvolvendo um olhar crítico ao articularem a teoria, discutidas em sala de aula, e os fenômenos sociais que os rodeiam. Muitos dos alunos são filhos, netos de agricultores familiares, trabalhadores rurais que vieram para o município fugindo de conflitos agrários nas suas localidades de origem ou à procura de terras para a reprodução física e social da família, nas denominadas “frentes de expansão”. Muitos desses alunos, ao lerem as teorias sobre a agricultura familiar e campesinato se deparam, portanto, com realidades muito próximas, já naturalizadas, e a ida a campo juntamente com a análise teórica dessa realidade possibilita um olhar crítico que deve fazer parte da formação de um cientista social”, explicou a professora.
Para o aluno Inaldo Santos Moraes, “a experiência da pesquisa de campo nos proporcionou uma aprendizagem prática através da investigação “in loco”, da observação e coleta de dados sobre a vivência no ambiente da Feira do Agricultor de Santa Luzia e da dinâmica pedagógica da Escola Familiar Rural. As duas visitas foram lincadas com a fundamentação teórica bibliográfica estudadas em sala de aula”.