Alunos de Ciências Biológicas do Polo Presidente Sarney têm aula de campo sobre evolução e ecologia


Por em 16 de November de 2022



Alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Presidente Sarney tiveram aula de campo na disciplina Evolução Orgânica Atual, ministrada pela Professora Flor Maria. Na ocasião, os alunos usaram as aves, suas características e ecologia como exemplos. O momento aconteceu no Povoado Três Furos, Rio Turiaçu, localizado no município.

O objetivo foi aplicar os conhecimentos relacionados à evolução e ecologia, através da observação da avifauna, com ênfase nas características morfológicas ecológicas e biogeográficas.

“As aulas práticas são fundamentais para a aplicação dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula. As aves são bastante conhecidas, possuem taxonomia bem conhecida. Ocupam diversos ambientes que refletem processos históricos de adaptação e irradiação, e atuais de interação com o meio ambiente e com a biocenose. Dessa forma, são utilizadas como modelos para estudos teóricos e aplicados em diferentes áreas da Biologia Evolutiva e Ecologia”, explicou a professora Maria Flor.

As espécies observadas foram: Andorinha de rio (Tachyeineta albiventer), Andorinha serradora (Srelgidopteryse ruficollis), Bacurau (Nytidromus albicollis), Bico de brasa (Monasa nigrifrons), Bentivi (Pitangus sulphuratus), Caburé (Glaucidium brasianium) e Martin caçoar (Megaceryle torquata).

Confira abaixo alguns relatos de experiências dos alunos:

Camila Jackeline Torres Costa: “Na oportunidade da aula de campo, consegui observar várias espécies de aves e o modo com que elas se comportam em seu habitat natural. Uma espécie específica chamou-me bastante atenção, esta possui um comportamento predador, porém, ao se encontrar acuada no meio de um tumulto feito por diversas aves que seriam suas presas, adotou um comportamento diferente. Ir ao campo é sempre um momento riquíssimo de aprendizado, pois temos a oportunidade de presenciar aquilo que foi exposto na teoria. Essa vivência em particular, foi muito positiva, porque pude enxergar as aves sob outra perspectiva e compreender que seu comportamento às vezes estranho a meu ver, está de acordo com sua fisiologia e sua função no ecossistema”.

Iandra de Jesus Ferreira Ribeiro: “Para mim a experiência de ouvir o canto dos pássaros, as explicações da professora sobre como e a dinâmica de vida desses animais foi única e de muito aprendizado, a aula de campo proporciona essa sensação e um mundo novo cheio de descobertas, a variedade de cores e de animais que ao olhar de muitos pode ser tudo classificado somente como pássaros, naquela tarde mostrou que vai além disso, e conhecendo que em nossa cidade tem uma diversidade grande desses animais é algo maravilhoso”.

Jéssica Soraia Lima Santos: “Na aula, pude observar e conhecer alguns pássaros da avifauna da nossa região, dando destaque as características evolutivas e ecológicas dessas aves. A professora portava um binóculo para que pudéssemos observar aves que estavam mais distantes e utilizou o aplicativo de celular Merlin que identifica as aves por foto e canto. Um dos momentos mais interessantes foi quando o cabaré (Glaucidium Brasilianum) atraído pelo som do aplicativo Merlin apareceu e outras aves começaram a vocacinar. Esse comportamento de fazer barulho dos pássaros é um mecanismo de defesa para se protegerem de um ataque do cabaré, pois ele é predador. A aula de campo sempre é um momento de muito aprendizado e descobertas, mesmo sendo em uma área que já conhecemos. Não fazia ideia do quanto nossa região é rica em espécies de pássaros e não conhecia certos comportamentos dessas aves. Foi muito interessante ter adquirido esse conhecimento relacionado as aves”.

Ketly Klícya Dias Moraes: “As aulas de campo podem ter um efeito positivo, devido à dificuldade de aprendizado teórico de determinados assuntos. Essas práticas se caracterizam pelo fato de oferecerem maior flexibilidade no trabalho com os conteúdos oferecidos e acontecerem em diferentes ambientes. Partindo dessa perspectiva, foi realizada uma aula prática às margens do rio Turiaçu, onde consegui observar algumas espécies de aves, cada qual com seus cantos diferenciados e encantadores, mas não se resume a apenas cantorias, estes podem ser um galanteio ou uma provocação. Pode-se levar em consideração também que os pássaros têm sotaques dependendo do local a que pertencem, um fato que não era do meu conhecimento. Após essa vivência, cheguei à conclusão que, não me atentava aos pássaros como deveria, hoje percebo o quanto são incríveis e importantes para a fauna local e global”.

             

Fotos: alunos do curso de Ciências Biológicas



Últimas Postagens