Alunos de Ciências Biológicas do Polo Apicum-Açu têm aula de campo na disciplina Botânica Estrutural
Por Paula Lima em 5 de December de 2022
Alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Apicum-Açu têm aula de campo na disciplina Botânica Estrutural, ministrada pelo professor Gonçalo Mendes da Conceição. O momento aconteceu na trilha do povoado de Nazaré dos Amados, zona rural de Apicum-Açu.
O objetivo foi mostrar aos alunos a importância da aula de campo incluída na metodologia da referida disciplina, como um recurso metodológico favorável ao desenvolvimento intelectual do aluno, enriquecendo o seu aprendizado e trazendo a atenção dos estudantes para a mesma através de suas observações.
“Além disso, observar, fotografar, coletar e identificar órgãos e estruturas vegetativas e reprodutivas durante a aula de campo; levar os alunos a levantar dados, os impulsionando a participar das discussões levantadas por parte do conteúdo que está sendo exposto em sala de aula, podendo ser feita uma comparação entre o tema tratado, abordando conexões com a realidade apresentada na prática pedagógica, contribuindo para o processo do ensino-aprendizagem eficiente; e caracterizar o litoral selecionado para a aula de campo, quanto ao clima, morfologia e vegetação, incluindo vegetação dos ecossistemas associados, como os manguezais”, explicou o professor Gonçalo.
Na ocasião, os alunos aprenderam sobre a importância e relação com outras ciências; classificação das plantas e diversidades, adaptações evolutivas; reprodução e ciclos de vida; importância e relação com outras ciências; classificação das plantas e diversidades, adaptações evolutivas; reprodução e ciclos de vida; morfologia dos órgãos vegetativos: raiz, caule, folhas; morfologia dos órgãos reprodutivos: flores, frutos, sementes e embrião; importância econômica das estruturas vegetais.
Para o aluno, Antonio Charles dos Santos Pereira, “a aula de campo foi de grande aprendizagem. Durante a aula observamos a importância da aula de campo onde tivemos o privilégio de estudar a morfologia externa e internas das plantas. Neste sentido, o aprendizado adquirido na aula nos guiará como futuros botânicos e, com certeza, seremos bons profissionais porque seguiremos os ensinamentos do nosso professor nota 10. Sai muito satisfeito com a aula e espero que tenhamos outras aulas. Acredito na força do Programa Ensinar e sei que nos dará outros mestres como o professor Gonçalo para nos ensinar desta maneira, na prática. Fica aqui os meus agradecimentos à UEMA e a minha admiração pelo mestre e professor Gonçalo”.