Alunos de Geografia dos polos Brejo e Parnarama têm aula prática sobre climatologia


Por em 14 de April de 2023



Alunos do curso de Geografia dos polos Brejo e Parnarama tiveram aula prática sobre climatologia. O objetivo foi analisar as relações entre os elementos e fatores climáticos com ênfase na compreensão das interrelações entre clima/tempo e cidade e associar a teoria à prática, possibilitando trocas de experiências entre alunos e professor.

No Polo Brejo a aula aconteceu no povoado Herculanópolis, sendo ministrada pela professora Janilci Serra. “Na geografia os trabalhos de campo apresentam suma importância para compreensão de seu objeto de estudo, o espaço, suas dinâmicas e características singulares. Oportunizar este momento aos nossos alunos é gratificante”, disse a professora.

Na ocasião, os alunos fizeram testes com uso de equipamentos para medir a temperatura do ar, velocidade do vento e umidade relativa do ar, utilizando equipamentos como o anemômetro e termohigrômetro.

Para a aluna Valdenia de Carvalho da Silva, “a atividade de campo realizada no povoado Herculanópolis foi de uma importância muito grande para mim, onde adquiri um grande conhecimento sobre climatologia e, assim, foi possível pôr em prática tudo que aprendi”.

No Polo Parnarama, a atividade aconteceu em Matões e foi ministrada pelo professor Carlos Henrique Santos. “A aula de campo é uma prática científica primaz e necessária para os estudantes do curso de Geografia, pois permite aos alunos o conhecimento e o entendimento das relações climáticas e temporais. Esta prática de estudo em campo proporciona uma visão ampla e diversificada, com isso os estudos associam o teórico ao prático e passam a contribuir para a interpretação dos elementos, fatores e dinâmicas do clima, os quais foram bem analisados no percurso realizado no município de Matões”, destacou o professor.

Na cidade, os alunos fizeram o seguinte roteiro: Ladeira de São Pedro, Usina Fotovoltaica Matões 100, Ponta d’Água e Cidade de Matões. Durante os percursos eles foram instruídos ao pensamento crítico ao conhecimento e interrelações entre os elementos, fatores e dinâmica climática. Eles tiveram a oportunidade de através de equipamentos medir determinados elementos do clima (temperatura, pressão, ventos, umidade do ar, nebulosidade), conhecimento do funcionamento de equipamentos de estação meteorológica (pluviômetro, Anemômetro, Piranômetro e outros) e interrelação entre os altitude, continentalidade, vegetação, solos, revelo e intervenção antrópica no clima.

“Sem dúvida, as aulas de campo são essenciais no ensino de Geografia, uma vez que estas permitem que os professores possam demonstrar na prática como diversos processos ocorrem. Aplicar o que você aprendeu fora da sala de aula também é muito mais fácil quando você está familiarizado com o ambiente que está ao seu redor. Diante das explicações do professor, conseguimos observar as relações de praticamente tudo que já vimos na disciplina, fazendo com que seja possível aprender mais rápido, revisar conceitos e entender a climatologia de forma mais didática”, ressaltou o aluno Oreste Almeida Silva.

Na realização da atividade, os alunos foram envolvidos na ação com participação ativa durante o trabalho de campo, fazendo análise dos dados obtidos, análise da paisagem local e, por fim, produção de relatório técnico ao fim da aula de campo.

Por Paula Lima



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