Alunos de Letras do Polo Presidente Sarney realizam seminário sobre a análise do discurso
Por Paula Lima em 19 de April de 2023
No último final de semana, alunos do Curso de Letras do Polo Presidente Sarney realizaram um seminário na disciplina Análise do Discurso. O professor Antonio Cilírio da Silva Neto propôs o seminário intitulado “Seminário colaborativo de análise dos discursos” para colocar o aprendizado em prática, fixando a ciência da análise do discurso, a partir das aulas teórico-práticas.
O objetivo foi evidenciar o papel da Análise do Discurso como aliada do profissional de Letras na área do ensino de língua materna, fornecer subsídio teórico da Análise de Discurso, a fim de que o aluno a reconheça como instrumental de pesquisa e aporte para o ensino. Além de promover o espírito crítico e a reflexão acerca da prática da Análise de Discurso em suas diferentes vertentes.
Os temas escolhidos e discutidos foram: Análise do discurso como Metáforas e metonímia; Relações de força e sentido; Sujeito e forma histórica; Dispositivos e procedimentos de análise; Textualidade e Discursividade; Enunciados; Semântica discursiva; Autor e sujeito; O Dito e não dito; Formação discursiva, esquecimento; Paráfrase e Polissemia, entre outros.
“A importância dos estudos colaborativos com os futuros professores de Letras para mim como professor de formação é de suma importância, os alunos foram submetidos a participarem de atividades colaborativas por seminários. Nesses trabalhos levei em consideração o nível acadêmico dos alunos nos diferentes aspectos de apreensão teórica, compreensão, análise e síntese da teoria desenvolvida no processo de construção do conhecimento; elementos que foram levados em conta para que os futuros professores executem o diagnóstico do nível de aproveitamento dos seus alunos em sala de aula”, disse o professor Antonio Cilírio.
De acordo com o aluno Cleyton Ronan, “a análise do discurso é, sobretudo, uma análise dos significados que palavras ou expressões podem obter mediante seu contexto. A maneira como foram trabalhados os conteúdos pelos grupos contribuiu para uma melhor compreensão e aprendizado dos conteúdos e práticas que a disciplina propôs”.
Já para Zetânia Carneiro Vieira, “as aulas foram bastante proveitosas em aprendizagens, pois foi possível ter uma visão ampla dos conteúdos abordados por cada conteúdo, nos trouxe amplas possibilidades nas apresentações”.
Para Maria Josilene Rodrigues, essa disciplina é de grande relevância. “Aprendemos muitas coisas que levarei certamente na vida profissional e também na vida pessoal. Acredito que todos nós analisaremos as coisas com uma nova visão”, destacou ela.
Por Paula Lima