Alunos de Pedagogia do Polo Icatu discutem a diversidade cultural durante seminário
Por Paula Lima em 21 de April de 2023
Alunos do 8º período do Curso de Pedagogia do Polo Icatu discutiram a diversidade cultural durante seminário. A iniciativa fez parte do encerramento da disciplina Educação e Diversidade, ministrada pela professora Terezinha Amaral.
Na ocasião, eles puderam experimentar discussões muito pertinentes a essa temática no âmbito da escola. Debateram sobre o multiculturalismo, das identidades étnico-raciais e das diversidades sociais como um todo, à luz dos fundamentos históricos, filosóficos e legais como estratégia formativa dos acadêmicos em conclusão de curso.
Cada equipe resgatou traços importantes como instrumentos musicais, lendas, danças, brincadeiras, plantas medicinais, utilizados no dia a dia. As equipes foram em buscas de jogos, brincadeiras, músicas, livros didáticos e de literatura, filmes, documentários, receitas, produtos, recursos pedagógicos, instrumentos e objetos que podem se elementos impulsionadores das múltiplas atividades no currículo dos alunos, possibilitando quebras de paradigmas e (re)construção de novos conhecimentos.
“A disciplina promoveu, em seus três encontros, discussões e reflexões relevantes na formação destes futuros professores sobre os diversos contextos culturais do país e do estado do Maranhão, além de trazer conhecimentos culturais específicos de seus territórios. As aulas foram promissoras e a turma, muito envolvida, mostrou o seu potencial criativo realizando seminários, trabalhos em equipe, discussões sobre a aplicação desses conhecimentos no âmbito da escola”, disse a professora.
Para o aluno Sebastião Oliveira, a disciplina proporcionou uma verdadeira Diversidade dentro da sala de aula, levando os alunos a perceberem quão importante é essa temática nos Ambientes Educacionais.
“Foi uma aula incrível, onde paradigmas e conceitos formulados pela sociedade começaram a ser descaracterizados, dando, assim, espaço a uma reconstrução de novos conceitos sobre essa temática. A Diversidade não pode ser vista como uma construção externa da sociedade, e sim interna. E por ser interna que deve ser encarada com respeito, tendo consciência que não somos iguais e por não sermos iguais temos culturas diferentes, costumes, religiões, etc. A escola assume um papel de extrema importância, que é fazer conhecidas as diferenças presentes na sociedade, despertando no aluno a sensibilidade e o respeito”, destacou ele.
Sebastião, ainda, complementou: “A aula nos proporcionou uma construção histórica que precisa ser respeitada e inserida nas salas de aula, independente da cor, raça ou sexualidade”.
De acordo com a aluna Poliana Ferreira, “foi um momento muito importante para todos, porque pudemos aprender mais sobre a cultura indígena e africana, que fazem parte da nossa história, e nós não valorizamos e acabamos discriminando sua história, sua cultura, seu povo. E o mais importante, aprendemos que podemos trabalhar com a diversidade cultural e aprender um pouco sobre cada uma elas e levar esse conhecimento para a sala de aula”.
O encerramento da disciplina foi muito significativo, de grande relevância, pelo resgate e pelo encaminhamento pedagógico dado a cada apresentação, fechando com um desfile característico, sorteio de livros e uma atividade de campo com uma proposta intrigante de investigação sobre a observância da Lei 10. 639/2003 pelas escolas da região.
Por Paula Lima