Institucional

O Programa

O Programa Ensinar – Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão
foi aprovado pelo CEPE/UEMA em 6 de outubro de 2016 e pelo CONSUN em 7 de outubro de 2016.

O objetivo do programa é formar professores para o exercício da docência na educação básica a
partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios
desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do
conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

Visa ainda fortalecer a política de formação docente para a educação básica no Estado do Maranhão;
atender as demandas para a formação docente na educação básica e contribuir para a mudança dos
indicadores sociais e educacionais do Estado do Maranhão; oportunizar aos futuros discentes uma
formação baseada em valores éticos, linguísticos, estéticos, políticos e profissionais.

Para o ano de 2018 serão oferecidos os Cursos de Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Sociais Licenciatura; Física Licenciatura; Geografia Licenciatura; História Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; Matemática Licenciatura; Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura em 28 municípios.

Coordenação Ensinar

A Coordenação Geral do Programa Ensinar é composta pela coordenadora geral, a professora Regina Célia de Castro Pereira, e pela vice-coordenadora, o professora Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha.

  • Regina Célia de Castro Pereira é Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atualmente é professora adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão, professora do Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e Coordenadora Geral do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, Baixada Maranhense, meio ambiente, território e paisagem.

 

  • Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha é Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Maranhão no curso de Graduação em Geografia e faz parte do corpo docente do Mestrado em Geografia da UEMA, ministrando as disciplinas de saúde e ambiente e geografia do turismo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia da Saúde Geografia do Turismo, Práticas de Ensino. Tem experiencia nos cursos em Educação à Distância de Especialização em Educação do Campo, Licenciatura em Pedagogia e o Curso Subsequente em Guia de Turismo