Aluna de Letras do Polo Pinheiro é aprovada em Mestrado na UFMA

Aluna do Curso de Letras Licenciatura do Polo Pinheiro do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão é aprovada em Mestrado na UFMA de Bacabal.

A aluna Leidiane do Livramento Lima Sarges concluiu o curso de graduação no semestre de 2023.1, e colou grau em novembro, e conta da felicidade por sua aprovação.

“Nós, que viemos de famílias humildes, filhos de pais lavradores, e vemos que temos possibilidades sim de conseguirmos um futuro revolucionário por meio da educação, meu Deus, isso dá um gás para ir mais longe, sempre. Cada vez que lembro que os meus sonhos distantes, hoje em dia são reais e possíveis, eu desabo a chorar e agradeço.”

Ela ainda destacou a importância do Programa Ensinar para sua vida pessoal e profissional: “O Programa Ensinar, certamente, mudou a minha vida. O meu sonho era cursar Letras em uma universidade pública, e ser aprovada pela UEMA ampliou os meus horizontes e encheu a minha vida de expectativas mais do que eu já tinha em relação a tudo sobre o que acredito. Sempre soube que a educação muda a vida das pessoas, que ela é essencial na vida do ser humano e que podemos realizar sonhos por meio dos estudos, das possibilidades que os diplomas ou certificados nos conferem e o mais importante: o aprendizado, esse é nosso e ninguém nos tira. Esse vale mais que tudo. O Programa Ensinar da UEMA realizou o meu sonho de alcançar o nível superior na minha sonhada área. Quantas mudanças de 2018 para cá ! Sinto-me honrada, feliz e grata por ter feito parte deste programa aqui em Pinheiro, por ter conhecido excelentes professores, e mais honrada ainda porque sei que todos os sonhos são possíveis se você acredita e luta por eles. Gratidão a Deus, ao Programa Ensinar e à UEMA. Nós que somos de famílias humildes precisamos ser cientes que é por meio da educação que podemos mudar a nossa realidade. Nunca desistam dos seus sonhos!”

Leidiane ainda fez questão de mostrar sua gratidão aos que a apoiaram sempre: “Meu esposo é o meu maior incentivador nos estudos e em tudo que me proponho a fazer, Rafael Pinheiro, e nossa filha Lis Rafaella que sempre está conosco também. Ela foi inúmeras vezes comigo para a UEMA assistir às aulas.

Para a Diretora do Curso de Letras Licenciatura, professora Mary Joice, “a Direção do Curso de Letras/Ensinar está muito orgulhosa pela aprovação da aluna Leidiane, no Mestrado da UFMA. Essa aprovação comprova o compromisso que o Programa Ensinar Formação de Professores da Uema tem em formar profissionais qualificados e capacitdos para contribuir no crescimento da educação do Maranhão. Avante Uema.”

Por Wanessa Dias