1° Encontro de Coordenadores do Programa Ensinar Formação de Professores 2024 – ECOEN

No dia 01 de Março de 2024 aconteceu o 1° Encontro de Coordenadores do Programa Ensinar – ECOEN, e contou com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o Prof Dr Walter Canales, a Pró-Reitora de Graduação, a Profa Dra Mônica Piccolo, a Coordenadora Geral do Programa Ensinar Formação de Professores, Profa Dra Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, as Coordenações Setoriais do Programa Ensinar (Pedagógica, Projetos, Científica e Biblioteca, TCC, Estágio e Práticas e Financeiro Administrativo) e os Coordenadores dos Polos 2022 e 2024.

“Estamos hoje aqui no Encontro do Programa Ensinar para o início das atividades programadas para abril. É um momento importante, aonde os 50 municípios onde se desenrolarão as atividades do Ensinar ocorrerão nesse ano. Os seus coordenadores vem presenciar como serão as atividades, o que eles devem estar atentos em seus municípios em relação às instalações, em relação a tudo que é necessário para o desenvolvimento dessas atividades. O Programa Ensinar é um programa de formação de professores que a UEMA tem experiência desde a década de 90, é importante para levar essa educação superior aos rincões mais distantes do nosso Estado do Maranhão,” ressalta o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, prof. Dr. Walter Canales.

Para a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, a Profa Dra Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, “a importância do encontro é justamente para trazer os coordenadores de Polo para a alinhar as ideias do que vem a ser essa Coordenação Geral do Programa. Nós precisamos desse alinhamento, eles precisam conhecer o programa para poder representá-lo com propriedade. Por isso, esse é o nosso maior objetivo, trazer esse pessoal para cá, conversar e orientar os nossos parceiros para que o programa aconteça a contento.”

Para a coordenadora do polo de Santa Rita, a Profa Mayara Sindy Gonçalves, “a importância do encontro é trazer a integração dos profissionais nos municípios participantes desse programa, trazer um acolhimento para todos nós coordenadores enquanto prestadores desse serviço, para que a funcionalidade do programa venha ocorrer de maneira satisfatória. E agradecer esse mega evento, essa mega estrutura que nos faz sentir confortáveis e um pouco mais relaxados.”

O Encontro de Coordenadores de Polo, aconteceu no Prédio do CCSA, onde foi apresentada a Coordenação Geral do Programa, assim como as Coordenações Setoriais (Pedagógica, Projetos, Científica e Biblioteca, TCC, Estágio e Práticas e Financeiro Administrativo), Direções de Curso e Coordenadores de Polo. Ocorreu também uma Roda de Conversa, com o tema “Gestão Democrática no Programa Ensinar Formação de Professores: experiências, desafios e perspectivas”, coordenada pela Profa Dra Deuzimar Serra, e pelo Prof Dr Washington Luís Coelho, com a mediação da Profa Dra Maria Goretti Cavalcante. No Encontro tivemos a participação da Coordenadora de Ensino de Graduação, Luzinete Lopes e da Chefe do Controle Acadêmico, Márcia Mattos, com todas as explicações sobre o Edital de matrícula dos calouros 2024.

Para finalização das atividades, ocorreu uma Oficina (Documentos Oficiais, Acompanhamento do Calendário Acadêmico, Fluxo de Encaminhamento e Padronização) ministrada por Marcos Vinícius dos Santos (assistente da Coordenação Financeiro Administrativo) e Suênia Alves da Cruz (assistente do Curso de Pedagogia). Pontua-se que todas as atividades foram objetivas, no sentido de justificar o evento como uma reunião técnica do Programa Ensinar.

O evento contou ainda com apresentações artísticas, com o saxofonista Cláudio Braga, o violinista Chico Nó, o flautista José Alves e participação especial da Coordenadora Geral do Programa Ensinar, professora Maria Goretti Cavalcante na caixa.