Programa Ensinar realiza Acolhimento Acadêmico 2024.1

O Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão realizou, no último dia 06, o Acolhimento Acadêmico aos estudantes dos seus 50 polos. Na oportunidade, foi apresentado o Programa e seu funcionamento, assim como as oportunidades e recursos disponíveis.

“A diferença da Universidade para o ensino médio, é que lá vocês se preocupavam somente com o ensino. Na Universidade tem como aproveitar a extensão, a pesquisa, o esporte, a cultura, bolsas e vários recursos além do ensino. Aproveitem o que a Universidade oferece para que, assim, tenham uma formação de qualidade”, disse o reitor Walter Canales.

A Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Maria Gorette Carvalho, deu as boas vindas. “Sejam bem-vindos. É tempo de se pensar em novas responsabilidades, novos compromissos. Muitos cursos iniciam agora em vários polos. São 11 novos polos. Isso para nós é de extrema importância e nos enche de orgulho, sendo muito benéfico para Estado, pois entregaremos mais profissionais capacitados para contribuir nas redes de ensino. Esperamos e acreditamos que teremos sucesso em mais um ciclo que se inicia”, destacou ela.

A Diretora do Campus Itapecuru Mirim e Coordenadora do Ensinar no município, Thalita Serra, citou as novas oportunidades: “Esse ano, nosso lema é vivendo a melhor fase. Novas oportunidades, novos desafios, novos conhecimentos. É um novo momento. Então, não desistam, sejam resistentes. As dificuldades virão, mas sejam firmes. Aproveitem cada oportunidade. Sejam bem-vindos. Aos que estão chegando, a casa é de vocês. E aos que já estão conosco sejam bem-vindos de volta”.

E os acadêmicos estão empolgados com o início do semestre letivo. “Primeiramente foi gratificante poder ter a oportunidade de cursar um curso superior pelo Ensinar, e já é a segunda vez. Já cursei Geografia e agora História. Essa oportunidade me capacitou, me tornou uma pessoa melhor e mais crítica, algo que é necessário para nossa sociedade. Fazer parte da história do Ensinar é algo importante, porque estou dando continuidade ao meu ensino e eu entendo que é mais que necessário esse aprendizado, é importante não pararmos. A palavra hoje é gratidão!”, agradeceu o acadêmico de História Alberto Fernandes, do Polo Santa Rita.

Por: Paula Lima