Alunos de Ciências Biológicas aprendem sobre botânica estrutural durante aula de campo

Os alunos do Curso de Ciências Biológicas dos polos Icatu e Arari tiveram aula de campo na disciplina Botânica Estrutural, com as professoras Maria José Corrêa e Lisana Cavalcante.

O objetivo foi classificar e reconhecer as características morfológicas dos grupos de plantas estudadas nas aulas teóricas.

“A aula prática em campo se constitui em estratégia para aprimorar os conhecimentos adquiridos pelo aluno em sala de aula, favorecendo o despertar da curiosidade e reconhecer o ambiente próximo a sua realidade, estimulando o aprendizado de forma lúdica e interativa. Isso facilitará a construção de conceitos que possivelmente eles levarão por toda a vida”,  disse a professora Maria José.

Para o aluno Anderson de Jesus Ericeira Fernandes, do Polo Arari, durante o momento ele teve a oportunidade única de aprender de forma prática sobre as plantas que nos cercam.

“Foi uma experiência gratificante, pois pude observar de perto e compreender detalhes que antes passavam despercebidos. A professora Maria José  nos mostrou as diferentes folhas, caules e flores das plantas locais, explicando suas características e funções. Isso ampliou minha compreensão sobre a biologia das plantas e como elas se adaptam ao ambiente. Essa experiência despertou em mim um interesse renovado pela Botânica e pela natureza ao meu redor”, destacou.

Ele, ainda, complementou: “Agradeço a UEMA por proporcionar essa oportunidade enriquecedora de aprendizado prático. Espero que mais atividades como essa possam ser realizadas ao longo do curso, pois realmente ampliam nosso entendimento e apreciação pela vida vegetal”.

Por: Paula Lima