Diretor de Química do Ensinar publica artigo sobre método de análise DFT em periódico internacional Qualis A3

O professor Adilson Luís Pereira Silva, Diretor do Curso de Química do Programa Ensinar de Formação de Professores, juntamente com o Prof.Augusto César Azevedo Silva da Universidade Estadual do Maranhão publicaram artigo no Journal of Inorganic and Organometallic Polymers and Materials, cuja qualificação, segundo a CAPES, é A3. O material foi feito em parceria com Natanael de Sousa Sousa, da Universidade Federal do Maranhão, que usou sua pesquisa doutoral, sob a orientação do Prof.Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior.

O artigo intitulado “Análise DFT de propriedades estruturais, energéticas e eletrônicas de metais de transição da primeira fila dopados, encapsulados e decorados em nanogaiolas B12N12”, foi dividido em duas partes. A publicação mostra a possibilidade de aplicação das nanogaiolas do tipo B12N12 tanto pura quanto modificada no campo da catálise, do sensoriamento de gases tóxicos e de armazenamento de energia.

Para chegar aos resultados os pesquisadores usaram o método de DFT – teoria do funcional densidade, uma ferramenta utilizada atualmente para descrever sistemas quânticos, tendo como base o uso da densidade eletrônica e cálculos de propriedades de estruturas eletrônicas.

A primeira publicação explora a modificação de nanogaiolas B12N12 com metais de transição de primeira fila (átomos 3d TM) nas configurações: dopado (TMB11N12, B12N11TM), decorado (TM@b64, TM@b66) e encapsulado (TM@B12N12) pelo método DFT-D3, no nível teórico B3LYP/6-31G(d,p), revelando maior estabilidade e reatividade em sistemas decorados.

Já a segunda, destaca que devido às suas propriedades distintas e características semicondutoras, o B12N12 tem sido objeto de muitos estudos na área da nanociência, por ser um material promissor para diversas aplicações, como em eletrônica, catalisadores, sensores e armazenamento de energia. Além disso, a modificação do B12N12 com metais de transição (TM) aumenta o seu potencial. Técnicas como análise de decomposição de carga (CDA), espectroscopia UV-Vis, dicroísmo circular (CD), dinâmica molecular (MD) e estudo de função de trabalho (φ) são aplicadas neste trabalho a fim de investigar a dinâmica de transferências de carga, propriedades ópticas, quiralidade, transições eletrônicas e estabilidade termodinâmica de B12N12 puro e modificado com TM.

“É com muita satisfação que compartilho essas duas publicações científicas qualificadas, que participei da construção. São resultados interessantes do ponto de vista da aplicação das nanogaiolas do tipo B12N12 tanto pura quanto modificada no campo da catálise, do sensoriamento de gases tóxicos e de armazenamento de energia. Além disso, observou-se também que a modificação da nanogaiola pura com metais de transição da primeira fila causou melhoras em propriedades eletrônicas e em termos de reatividade. Por fim, observou-se que a modificação do B12N12 com o metal de transição promoveu o surgimento de quiralidade das nanogaiolas o que pode nos ajudar a entender a interação seletiva dessas nanogaiolas com moléculas quirais de interesse biológico”, disse o Prof. Dr. Adilson Luís.

Por: Paula Lima