Alunos de Ciências Sociais e Ciências Biológicas do Polo São Bento realizam Mostra Interdisciplinar

Os alunos dos cursos de Ciências Sociais e Ciências Biológicas do Polo São Bento, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Uema, realizaram, no último final de semana, a “1ª Mostra e Exposição Interdisciplinar: Recursos Didáticos de Embriologia e Planejamento e Organização da Ação Pedagógica”. A iniciativa partiu das disciplinas Planejamento e Organização da Ação Pedagógica, ministrada pela Profa.  Msc Ilma Pinheiro, e Histologia e Embriologia, ministrada pela Profa. Dra. Alyne Freire.

O objetivo foi contribuir com o conhecimento e contextualizar os conteúdos ensinados em sala de aula, refletindo sobre a prática docente. Além disso, disseminar conhecimentos e promover a interação entre discentes e comunidade.

Na ocasião, os alunos expuseram recursos didáticos, que foram produzidos por eles, apresentando a funcionalidade de cada recurso elaborado e a importância da aplicabilidade no dia a dia da prática docente.

Para a Profa. Ilma, foram momentos riquíssimos de conhecimentos. “Os alunos puderam refletir sobre o exercício da docência e sentir-se envolvidos em uma ação interdisciplinar da própria universidade. E eles conseguiram atingir o objetivo desta ação, uma vez que o envolvimento com a elaboração e criatividade dos recursos didáticos e os estudos das temáticas que faziam parte do processo, foram de cunho pedagógico e científico. Os recursos didáticos para o ensino, de fato estimulam o aluno a pesquisa e a busca de novos conhecimentos, e isso foi observado nitidamente com os movimentos e ações dos alunos na construção dos recursos. Foi incrível o que fizeram no dia da exposição, todos estão de parabéns pelo feito e bem feito, fica claro para mim enquanto docente, que estamos no caminho certo para a democratização do ensino”, disse a professora.

De acordo com a Profa. Alyne, essa ação foi transformadora na vida dos alunos. “Eles demonstraram enorme capacidade de criatividade e inovação. Como professora, encerrei esta disciplina com uma enorme satisfação pessoal e uma sensação de dever cumprido. Imagina-se sempre o aprendizado dos alunos, porém o que eu não imaginava era o quanto essa ação foi transformadora na vida profissional deles, pois os feedbacks apresentavam pontos positivos. Fiquei encantada com a organização deles e no cumprimento pedagógico estabelecido em sala de aula. Sinto-me completamente realizada enquanto docente de um Programa de Formação de Professores, pois já havia feito diversas atividades no ensino superior, mas essa turma, em especial, me marcou pela criatividade e comprometimento no cumprimento das etapas”, destacou ela.

O acadêmico de Ciências Sociais, Paulo Fernando Lima Abreu, frisou que “como aluno e futuro professor, foi uma experiência incrível. Foi uma manhã de muito aprendizado, desenvolvimento de competências e habilidades de cada discente. O Programa Ensinar está nos mostrando a importância do nosso papel como futuros professores, nos preparando para utilizar cada recurso didático em sala de aula, possibilitando um ensino-aprendizagem de excelência. Esse projeto será marcado em nossa trajetória como discentes”.

A acadêmica Marllen Soares, de Ciências Biológicas, ressaltou a experiência enriquecedora: “além de produzirmos os nossos próprios recursos didáticos, ainda teve a interação com os alunos de Ciências Sociais, que nos trouxe novas abordagens e reflexões, proporcionando uma visão mais ampla e a temática do recurso didático contextualizada. Essa colaboração não apenas fortaleceu os laços entre os cursos, mas também demonstrou a importância da interdisciplinaridade na construção de um conhecimento mais completo e significativo. E sobre a aprendizagem  posso ressaltar que a importância dos recursos didáticos foi evidenciada, pois não apenas facilitam a compreensão do conteúdo, mas também promovem a aprendizagem ativa e engajam os alunos de maneira mais eficaz. Essa experiência demonstrou como  o uso de recursos didáticos bem elaborados podem enriquecer o processo educacional, preparando nos estudantes para enfrentar desafios complexos e promover uma compreensão mais abrangente e assimilada do conhecimento”.

Por: Paula Lima