Alunos de Matemática do Polo Parnarama realizam oficina de jogos matemáticos com alunos do Ensino Fundamental II
Por Paula Lima em 26 de June de 2024
Acadêmicos do Curso de Matemática do Polo Parnarama confeccionaram jogos matemáticos, com o intuito de aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem da área. A iniciativa fez parte da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática, ministrada pelo professor José de Ribamar Viana Coimbra.
O momento aconteceu em forma de oficina e contou com alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Osmar Ferreira Brandão.
“A disciplina metodologia de ensino de matemática orienta o aluno a como fazer, certo? E esse fazer depende de você montar algumas estratégias para atrair a atenção do aluno, tornar o ensino de matemática mais agradável. E os jogos de matemática são uma delas. Então, o objetivo foi mostrar que essa atividade é factível e dá para desenvolver com os alunos em qualquer nível da escola básica”, explicou o professor.
“A ideia foi despertar o interesse dos alunos em participar dos jogos e, principalmente, o raciocínio lógico. Acreditamos que os jogos são uma importante ferramenta para o trabalho do professor com seus alunos em sala de aula. É um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Os professores podem estar trabalhando nas quatro operações da matemática, usando esse recurso. É muito importante para auxiliar o professor no trabalho das operações da matemática e incentivar os alunos a gostar da disciplina, porque a matemática sempre foi vista com temor e trabalhar ela com jogos na forma lúdica iria facilitar demais o trabalho dentro de sala de aula”, destacou a aluna Jane de Sousa Costa.
Por: Paula Lima