Alunos de Ciências Biológicas do Polo Brejo tiveram aula prática sobre a diversidade floral, paparazzi botânico e herborização de espécimes


Por em 3 de July de 2024



Os alunos do Curso de Ciências Biológicas do Polo Brejo tiveram algumas aulas práticas na disciplina Biologia e Sistemática de Espermatófitas, ministrada pelo professor Wesley Cordeiro.

Foram três diferentes momentos: práticas em sala de aula sobre a diversidade da morfologia floral, com o intuito de conhecer a diversidade da morfologia interna e externa das flores; e duas aulas de campo, a primeira focando o paparazzi botânico e coleta, como forma de reconhecer a variabilidade morfológica das raízes, caules e folhas; e a segunda sobre a herborização de espécimes, objetivando conhecer a metodologia básica para coleta e herborização de plantas.

Nas ocasiões, os alunos escolheram flores em seus jardins e praças da vizinhança, levaram para a sala de aula e as dissecaram. Estes órgãos foram colados em folhas de papel sulfite e as partes indicadas por setas. Este material foi fotografado e enviado para avaliação.

Os alunos, também, receberam uma lista de tipos de estruturas de raízes, caules e folhas para fotografarem. Estas imagens foram organizadas em uma tabela e enviadas para a avaliação.

Por último, fizeram uma visita ao povoado do município chamado Carrapato, onde realizaram coletas e herborização de espécimes.

“Uma vez que as plantas apresentam grande variabilidade morfológica, estas atividades práticas são fundamentais para possibilitar a fixação do conhecimento”, disse o professor Wesley.

Para a aluna Sara Facundo Martins, “as aulas em campo proporcionam aos estudantes experiências enriquecedoras, indo além das paredes da sala de aula e aproximando-os dos elementos naturais. E as práticas são essenciais, porque desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes. Elas proporcionam uma experiência mais concreta e aplicada, permitindo que os alunos vivenciem os conceitos teóricos em um contexto real”.

Ela, ainda, complementou: “cada aula de prática veio despertando a curiosidade e interesse. Essa curiosidade leva a uma busca mais profunda pelo conhecimento sobre o curso, se aprofundar mais e até mesmo inspirar futuras pesquisas, visto que, como futura professora ou pesquisadora, a prática é essencial. Ela prepara para planejar e conduzir atividades práticas em sala de aula ou em minhas futuras pesquisas”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens