Alunas de Pedagogia do Polo Barreirinhas apresentam trabalho no Seminário Interdisciplinar Conecta Uema 2024


Por em 30 de August de 2024



As alunas do Curso de Pedagogia do Polo Barreirinhas do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão apresentaram trabalho no Conecta Uema 2024, evento da educação a distância da Instituição, promovido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet.

O trabalho, intitulado “Temas transversais e realidade local no currículo escolar no ensino fundamental”, foi desenvolvido pelas alunas Mariana Pereira dos Reis, Ariene Costa Santos, Elinaira Pereira Souza e Maiane da Silva Souza, sob a orientação da Profa. Dra. Heloísa Cardoso Varão.

O objetivo principal do trabalho é integrar temas transversais associados à realidade local da região dos Lençóis Maranhenses ao currículo escolar, proporcionando aos professores ferramentas para incluir em seus planos de aula questões sociais, políticas e culturais específicas de Barreirinhas. A proposta é fomentar a interdisciplinaridade e o multiculturalismo, valorizando a cultura local e aproximando os estudantes de sua própria realidade.

“Como nosso trabalho abrange questões de incluir temas regionais nos currículos, é de extrema importância a adesão de conhecimento tanto para nossa vida acadêmica quanto para futuras profissionais da educação, principalmente em saber como abordar em sala de aula temas relacionados a nossa cultura local”, explicou Elinaira.

Mariana ressaltou a relevância do trabalho tanto para a vida acadêmica quanto profissional. “Trabalhos assim são essenciais tanto para a vida profissional quanto pessoal, agregando as experiências vividas e que passamos futuramente para nossos alunos, nos proporcionando várias competências nos nossos trabalhos acadêmicos”, afirmou.

Ariene complementou, sublinhando o impacto do trabalho em sua formação: “trabalhos como este são muito importantes para a nossa vida acadêmica porque nos levam a ter experiências diferentes de convívio com a universidade, de apresentações, nos preparando para quando formos apresentar o TCC e também na questão do conhecimento pessoal e intelectual, fortalecendo-nos cada vez mais como estudantes”.

A iniciativa das alunas do Polo Barreirinhas demonstra o compromisso com a valorização das culturas locais no ensino fundamental, refletindo a importância de uma educação contextualizada e conectada com a realidade dos alunos. Através de sua apresentação no Conecta Uema 2024, elas abriram caminho para que outras produções acadêmicas sigam o mesmo caminho, buscando uma educação mais inclusiva e significativa.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens