Alunos de Matemática do Polo Barreirinhas realizam exposição sobre a escola na perspectiva inclusiva


Por em 22 de November de 2024



Alunos do curso de Matemática do Polo Barreirinhas realizaram uma exposição com o tema Desafios e perspectivas da educação inclusiva no contexto escolar. O momento, que contou com a orientação da Profa. Ivanete Cavalcante Coimbra, fez parte da disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva e teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da inclusão no ambiente escolar, abordando questões que envolvem as diversas necessidades educacionais dos alunos.

A exposição foi uma oportunidade para os futuros professores de Matemática desenvolverem competências essenciais para atuar em uma educação inclusiva. De acordo com a professora Ivanete, a atividade teve grande impacto sobre os estudantes, ajudando-os a compreender a importância de desmistificar preconceitos e estereótipos em relação às deficiências e condições específicas. “Este tipo de exposição é de fundamental importância para a formação dos futuros educadores, pois promove a conscientização sobre as necessidades e os direitos dos alunos com deficiências, além de fomentar a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor”, disse ela.

O evento proporcionou uma reflexão sobre como os professores podem atender às necessidades diversificadas dos alunos, promovendo a igualdade e a inclusão em todos os aspectos da escola. A exposição também enfatizou a importância de planejar estratégias pedagógicas adaptativas, de forma a garantir uma educação acessível e de qualidade para todos.

A aluna Maria Vitória compartilhou sua experiência. “Foi uma experiência enriquecedora, que mostrou as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Criar recursos para receber esses alunos e garantir que tenham acesso ao ensino igualitário foi o aspecto mais gratificante da exposição”, frisou.

O acadêmico Francisco Vale destacou o impacto positivo do evento. “Realizar uma exposição voltada para a educação inclusiva foi uma experiência enriquecedora. Ver a reação positiva do público e perceber que a Matemática pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão e expressão foi gratificante. A exposição não só celebrou o potencial dos matemáticos, mas também destacou a importância de promover a igualdade e a valorização das diferentes formas de aprendizagem”, comentou.

Os alunos foram divididos em 10 equipes, e cada uma ficou responsável por abordar um tema relacionado à educação inclusiva, que foram: Deficiência visual (Cegueira, baixa visão); Deficiência auditiva (Surdez, deficiência auditiva); Deficiência física (Paralisia, mobilidade reduzida); Distúrbios de aprendizagem (Discalculia); Transtorno de personalidade; Transtorno de humor (Flutuações de humor); Transtorno de oposição (Comportamento desafiador); Síndrome de Tourette; Síndrome de Down; e Síndrome de Rett.

Cada grupo foi responsável pela criação da identidade visual e pela confecção dos recursos didáticos, que foram elaborados de forma artesanal pelos próprios alunos.

Por: Paula Lima



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