Alunos de Geografia do Polo Presidente Médici exploram a Biogeografia na prática
Por Paula Lima em 13 de February de 2025
Alunos do curso de Geografia do Polo de Presidente Médici participaram de uma aula de campo na disciplina de Biogeografia, sob a orientação da Profa. Ma. Janilci Serra Silva. A atividade ocorreu no município de Centro Novo, proporcionando uma experiência única de aprendizado em ambiente natural.
O principal objetivo dessa atividade foi levar os discentes a identificar as características das diferentes paisagens naturais, como relevo, vegetação, solos e climas. Dessa forma, os alunos puderam reconhecer as particularidades das paisagens naturais e analisar as interações entre o homem e o meio ambiente.
A aula de campo foi realizada ao longo do percurso do rio Gurupi, localizado no povoado Barreira Vermelha, no município de Centro Novo (MA), e no balneário da região. Durante essa experiência, os alunos adquiriram uma compreensão aprofundada sobre diversos temas da Biogeografia, analisando as relações entre Biogeografia, Conservação da Natureza e Planejamento Ambiental.
Segundo a professora Janilci, “a atividade possibilitou aos alunos condições fundamentais de desenvolver a sua capacidade de saber observar, compreender e analisar o espaço geográfico e as paisagens resultantes da interação entre homem e ambiente”.
Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas da atividade, desde a organização até a sua execução. Essa imersão proporcionou uma vivência prática fundamental para suas futuras atuações pedagógicas em sala de aula. Durante a aula de campo, puderam experimentar na prática os conceitos aprendidos em teoria, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional.
A aluna Fernanda Costa dos Santos destacou a importância da aula. “A aula de Biogeografia foi muito importante e eficaz, pois conseguimos compreender um pouco mais sobre conservação da biodiversidade, gestão de ecossistemas, planejamento de áreas protegidas, pensamento espacial, entendimento da evolução, conhecimento da biodiversidade e entendimento sobre os impactos humanos na Terra. O aprendizado dessa aula nos ajudou a entender sobre a distribuição e a evolução das espécies vivas, desenvolver habilidades práticas e científicas e compreender os impactos humanos na biodiversidade. Com isso, pode-se afirmar que é uma disciplina necessária na área da Geografia”, frisou.
Por: Paula Lima