Aula em Santa Luzia do Paruá integra teoria e prática na formação dos futuros professores
Por Paula Lima em 23 de April de 2025
Durante o mês de abril, os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Polo de Santa Luzia do Paruá participaram de atividades dinâmicas na disciplina Biologia Celular, ministrada pelo Prof. Dr. Jociel Costa.
Em um primeiro momento, o foco foi a socialização de recursos didáticos desenvolvidos pelos próprios alunos. Eles produziram lapbooks — livros interativos — que abordaram os conteúdos discutidos no primeiro encontro da disciplina, além de construírem seus próprios microscópios, explorando conceitos da biologia com criatividade e ludicidade.
Segundo o Prof. Jociel, “o Programa Ensinar é pensado em dois momentos: um teórico, com a presença do professor, e um prático, com a orientação docente ao longo da semana. Na nova demanda educacional, precisamos formar professores com criatividade, e essa só emerge a partir de momentos de desafios. Então fermentar a criatividade é crucial para que essa competência se desenvolva cada vez mais ao longo do curso”.
Em um segundo momento, a turma participou de uma aula experimental clássica: a extração de DNA. Inicialmente, a experiência foi realizada com morangos, como tradicionalmente acontece, mas também incluiu frutas regionais como o cupuaçu e a carambola, trazendo um olhar mais atento às possibilidades locais de ensino da ciência. Essa proposta também permitiu investigar a eficiência de protocolos de extração de DNA utilizando frutos com maior acessibilidade na região amazônica.
Os estudantes estiveram diretamente envolvidos tanto na construção dos materiais quanto na condução dos experimentos, o que favoreceu uma aprendizagem ativa e significativa.
O estudante José Orlando compartilhou sua experiência: “Este final de semana foi de muito aprendizado. No sábado, aprendemos a construir o microscópio e conhecer sua funcionalidade. No domingo, foi a extração do DNA, onde pegamos frutas da nossa região e realizamos o experimento. Foi muito interessante e aprendemos bastante sobre cada extração realizada”.
A atividade reforça a importância da integração entre teoria e prática na formação de professores.
Por: Paula Lima