Estudantes de Geografia promovem evento sobre Planejamento e Organização da Ação Pedagógica com destaque para cultura indígena


Por em 6 de June de 2025



Alunos de Geografia do Polo Santa Inês realizaram um Encontro Integrador com o tema “Planejamento e Organização da Ação Pedagógica em uma Perspectiva Geográfica”. A ocasião reuniu cultura, saberes locais e práticas pedagógicas.

A atividade teve a orientação da Profa. Dra. Domitila Lopes de Sousa, dentro da disciplina Planejamento e Organização da Ação Pedagógica.

O encontro teve início com um emocionante momento histórico-cultural: a execução do Hino Nacional na língua materna Guajajara, interpretado por Darilane Santana Pereira Guajajara e membros da Terra Indígena Pindaré, trazendo à tona a valorização das identidades locais e o reconhecimento dos povos originários.

O principal objetivo da ação foi propor uma reflexão planejada e intencional sobre as características e dinâmicas — sociais, econômicas e culturais — do contexto em que os alunos estão inseridos. A proposta buscou promover uma conectividade histórico-cultural-geográfica, capaz de fortalecer o desenvolvimento intelectual, o senso de pertencimento e o pensamento crítico sobre as questões geográficas contemporâneas.

Além dos alunos do curso de Geografia, o evento contou com a participação de estudantes de outros cursos, professores do Campus Santa Inês e do Secretário de Educação de Santa Inês, Júlio Cesar Nascimento Silva, que ficou impressionado com a qualidade das apresentações. “Ele chegou a pensar que os alunos já estavam se formando, quando, na verdade, ainda estão no 3º período do curso”, comentou a professora Domitila, visivelmente orgulhosa.

O impacto foi tão positivo que o secretário convidou os alunos a levarem suas apresentações e experiências para a rede municipal de ensino, no espaço da biblioteca pública, ampliando o alcance social do trabalho acadêmico.

A professora Domitila destacou a importância da atividade como um elo entre teoria e prática. “O evento foi planejado como a prática da disciplina, com o objetivo de demonstrar que a prática docente, quando vista também através da lente geográfica, oferece uma rica oportunidade para integrar o conhecimento espacial com o desenvolvimento curricular, permitindo que os educadores construam pontes entre o que é aprendido na sala de aula e o contexto em que os alunos estão inseridos. Estou feliz e com o coração cheio de orgulho dos meus alunos e grata pela acolhida no polo”, disse.

Os alunos também destacaram o quanto a experiência foi transformadora. Para Joice Rocha, “a professora Domitila veio dar uma sacudida grande em toda a turma e nos preparar para o futuro brilhante que nos espera, como professores. Aprendemos muito com todos os trabalhos, com o nosso e com a apresentação dos colegas”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens