Alunos de Geografia do Polo Pirapemas realizam Talk Show Acadêmico
Por Paula Lima em 6 de June de 2025
Nos dias 31 de maio e 1º de junho, os acadêmicos do curso de Geografia do Polo Pirapemas participaram de uma atividade diferenciada para encerrar a disciplina Planejamento e Organização da Ação Pedagógica, ministrada pela Profa. Ma. Daniela da Silva de Carvalho.
Com o tema “Projeto Político Pedagógico”, o formato escolhido para a avaliação final foi um talk show acadêmico, que proporcionou aos estudantes uma oportunidade dinâmica e interativa de aprofundar os debates sobre os elementos que estruturam a organização do trabalho pedagógico nas escolas.
O cenário foi preparado para dar mais realismo e engajamento à atividade. Mesas, microfones e identificação dos participantes foram dispostos no espaço, criando um ambiente que estimulou a participação e o diálogo.
A proposta teve como objetivo principal dinamizar a troca de conhecimentos entre os alunos, permitindo a expressão de opiniões em um formato mais leve, mas organizado e produtivo. Durante o talk show, os estudantes levantaram questionamentos, reflexões e provocações sobre o Projeto Político Pedagógico, articulando os conteúdos estudados com suas vivências e perspectivas enquanto futuros professores.
Para a professora Daniela, a atividade teve um papel fundamental na formação dos alunos. “O trabalho docente não se constrói de forma isolada, mas sim na troca, no diálogo e no compromisso com o projeto coletivo da instituição. Nesse sentido, a atividade desenvolvida possibilitou ampliar os conhecimentos sobre a organização normativa e política do trabalho escolar. Além disso, favoreceu a reflexão sobre como se articula o papel do professor à organização do trabalho pedagógico, considerando as interferências políticas, as concepções e os significados atribuídos às normativas e às diretrizes no contexto educacional”, destacou a docente.
Os alunos avaliaram de forma muito positiva a experiência e destacaram o quanto a disciplina contribuiu para sua formação. “A disciplina foi essencial na nossa formação como futuros professores. Aprendemos que planejar não é apenas organizar conteúdos, mas pensar com compromisso na aprendizagem dos alunos.
Cada tema abordado, ampliou nossa visão sobre o papel do professor e a importância de uma prática pedagógica bem estruturada. Entendemos que o planejamento é uma ferramenta fundamental para garantir aulas mais significativas, inclusivas e coerentes com a realidade dos estudantes. Essa disciplina nos preparou para atuar com mais consciência, responsabilidade e sensibilidade no dia a dia da escola, contribuindo de forma concreta para nossa identidade docente”, frisou a aluna Lúcia Costa Sousa.
O encerramento da disciplina, além de avaliar o aprendizado, também reforçou a importância do diálogo, da construção coletiva e do entendimento do Projeto Político Pedagógico como elemento fundamental na organização do trabalho docente e na prática pedagógica.
Por: Paula Lima