Alunos de Ciências Sociais vivenciam aula de campo sobre identidade na pós-modernidade em Codó


Por em 6 de June de 2025



Alunos do curso de Ciências Sociais do Polo Codó participaram de uma aula de campo promovida na disciplina Sociologia Contemporânea, ministrada pelo Prof. Me. Inaldo Bata Rodrigues.

A atividade teve como foco o estudo das concepções do sociólogo Stuart Hall sobre Identidade Cultural na pós-modernidade, destacando como ela é construída de forma dinâmica, fragmentada e constantemente influenciada pela globalização, pela mídia e pela cultura de massa.

Para tornar esse conceito mais próximo da realidade dos estudantes, o professor conduziu a turma por um roteiro histórico no centro da cidade de Codó, passando por pontos marcantes como o Museu de Codó, a Igreja Matriz de Santa Rita e Santa Filomena, a passarela da Trizidela e a antiga praça onde funcionava o cinema local. Ao longo do percurso, foi possível observar características arquitetônicas, marcas culturais e elementos históricos que ajudam a compreender como as identidades são formadas, ressignificadas e transformadas no tempo.

Segundo o professor Inaldo Bata, a proposta foi refletir sobre as identidades a partir do próprio território dos alunos. “A identidade na pós-modernidade, especialmente quando olhamos pelo olhar do local, é algo bem interessante e cheio de nuances. Segundo Stuart Hall, nossa identidade não é mais algo fixo. Ela se torna um processo contínuo de construção, influenciado pelo contexto social, cultural e, claro, pelo lugar onde estamos. As identidades pós-modernas são um mosaico construído por nossas relações sociais. O texto nos levou a refletir sobre essas negociações e conflitos de identidades a partir do nosso próprio local histórico social: o centro histórico e alguns pontos da cidade de Codó”, disse ele.

A experiência foi significativa para os estudantes, como destaca Gleyce Kelly dos Santos Silva. “Foi uma aula incrível! O professor Inaldo nos levou para conhecer de perto um pouco da nossa história, da nossa cultura e da nossa ancestralidade. Entendemos como Codó mudou ao longo do tempo, mas também como carrega até hoje muitas marcas do passado. Sem dúvida, uma aula muito rica, cheia de aprendizados e que merece ser compartilhada. Precisamos de mais momentos como esse”, ressaltou.

A estudante Francisca Nágila Mota Ferreira também avaliou de forma muito positiva: “Foi uma oportunidade de conhecer pontos históricos da minha cidade e compreender, na prática, os conceitos de Sociologia Contemporânea. A aula de campo proporcionou interação, troca de histórias e lendas, além de desenvolver um olhar mais crítico sobre as transformações que, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia. Essa experiência me fez refletir sobre a importância de aproveitar as oportunidades e valorizar momentos como esse”.

A atividade uniu teoria e prática, permitindo que os alunos reconhecessem, nos espaços e na memória da cidade, os processos de construção identitária discutidos na contemporaneidade.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens