Polo Anajatuba promove seminário sobre Dificuldades de Aprendizagem no curso de Pedagogia


Por em 6 de June de 2025



Os alunos do curso de Pedagogia do Polo Anajatuba participaram realizaram um seminário com o tema “As Dificuldades de Aprendizagem”, promovido como atividade de encerramento da disciplina Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela Profa. Maria de Jesus Melo.

O objetivo do seminário foi aprofundar os conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem, promover a discussão, a troca de experiências e identificar estratégias eficazes para lidar com esses desafios no contexto escolar.

De acordo com a professora Maria de Jesus, foi essencial criar um ambiente colaborativo, com metodologias dinâmicas, participativas e inclusivas, permitindo que os alunos interagissem de forma prática e reflexiva com o tema.

“Busquei trabalhar uma metodologia atual, que permitisse que cada aluno explorasse aquilo que há de melhor em si. Foi uma atividade extremamente rica e produtiva, que fortaleceu os saberes construídos durante toda a disciplina”, afirmou a docente.

O seminário teve início com a leitura e reflexão do conto “Nós Mudemos”, de Fidêncio Bogo, que aborda questões relacionadas à diversidade linguística e social na sala de aula, fazendo um paralelo com os desafios enfrentados por alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, além de trazer reflexões sobre preconceito, inclusão e respeito às diferenças.

Após a abertura, as apresentações foram organizadas em grupos, chamados de “Cinco Territórios do Saber”, cada um representado por uma cor: amarelo, verde, vermelho, azul e branco.

“Denominei de territórios porque cada grupo trouxe um conhecimento específico, e ao final todos se uniram para uma reflexão coletiva, valorizando o aprendizado construído durante a disciplina”, explicou a professora.

Durante o seminário, os estudantes apresentaram e discutiram temas essenciais sobre dificuldades de aprendizagem, entre eles: Dislexia; Discalculia; Afetividade no processo de aprendizagem; Emoções no processo ensino-aprendizagem; Motivação escolar.

A atividade proporcionou aos estudantes não apenas um aprofundamento teórico, mas também uma reflexão prática sobre o papel do educador na construção de um ambiente escolar inclusivo e sensível às necessidades de cada aluno.

“A motivação, a afetividade e o olhar atento às dificuldades de aprendizagem são fundamentais para garantir uma educação que realmente acolha, inclua e desenvolva as potencialidades de cada criança. E esse seminário foi uma forma maravilhosa de trabalhar isso com nossos futuros professores”, destacou a professora Maria de Jesus.

Ela também reforçou: “Acredito que saímos todos transformados desse momento, com mais consciência sobre o impacto que uma prática pedagógica sensível e comprometida pode ter na vida dos alunos”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens