Hortas caseiras e medicinais promovem educação ambiental e resgate de saberes ancestrais em Governador Nunes Freire
Por Paula Lima em 1 de September de 2025
Alunos de Química do Polo Governador Nunes Freire desenvolveram, entre junho e agosto, o projeto “Hortas caseiras, comunitárias e medicinais: educação ambiental, sustentabilidade e saberes ancestrais”, realizado na disciplina Prática Curricular na Dimensão Política-Social, sob orientação da professora Raquel Fernandes. A iniciativa foi realizada com alunos do 4º e 5º ano da Escola Governador Nunes Freire.
A iniciativa teve como objetivo promover educação ambiental, sustentabilidade e o resgate de saberes ancestrais, por meio da implantação de hortas caseiras, comunitárias e medicinais, integrando escola, famílias e comunidade.
Durante o período, os alunos participaram ativamente de palestras, rodas de conversa, oficinas e práticas de cultivo, ajudando na implantação da horta, no plantio de mudas e no cuidado com os canteiros.
Para a comunidade, o projeto representou um aprendizado coletivo. Um dos pais destacou a importância da ação: “Eu achei esse projeto muito bom, porque trouxe aprendizado para nossos filhos e também envolveu a comunidade. Foi uma forma diferente de mostrar como cuidar da natureza e aproveitar melhor os recursos que a gente tem”.
O estudante Felipe também compartilhou sua experiência: “Eu gostei bastante do projeto, porque aprendi sobre as hortas, como plantar e cuidar das plantas. Também achei legal ver que dá pra reaproveitar materiais, e isso ajuda o meio ambiente. Foi uma experiência diferente e importante pra gente”.
A iniciativa reforçou a importância de práticas sustentáveis e da integração entre escola e comunidade.
Por: Paula Lima