Polo Turiaçu promove prática curricular com diálogo interdisciplinar na formação de professores


Por em 17 de September de 2025



O Polo Turiaçu realizou uma prática curricular na dimensão político-social com o tema “Diálogo Interdisciplinar na Formação de Professores de Química e Geografia”. A atividade foi conduzida pelos professores Adilson Pereira e Erielson Miranda, no âmbito da disciplina Prática, e reuniu acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Química e Geografia.

O encontro teve como objetivos discutir a relação entre currículo e política, desenvolver habilidades críticas, promover a conscientização social, compartilhar experiências e boas práticas, além de fomentar a colaboração e o diálogo interdisciplinar entre os futuros professores.

Para o professor Erielson Miranda, a atividade teve um papel transformador na formação dos acadêmicos. “O seminário oportunizou a apresentação dos resultados dos projetos de intervenção voltados para problemáticas locais. As temáticas abordadas revelam a amplitude e a diversidade das preocupações sociais, ambientais, tecnológicas e culturais que impactam diretamente a comunidade. Os acadêmicos não apenas aplicaram conhecimentos adquiridos na produção e execução dos projetos, mas também contribuíram para a reflexão coletiva e para o fortalecimento do diálogo entre universidade e sociedade”, disse ele.

A aluna Elciane Pereira Ribeiro ressaltou a importância da experiência para sua formação. “Essa disciplina é muito importante, pois não é só um componente do nosso curso, é uma disciplina que nos convidou a entender a teoria e prática, nossas ações em sala de aula, nossas escolhas pedagógicas e suas implicações políticas e sociais. É uma oportunidade de construir pontes entre o conhecimento e a ação. Foi muito enriquecedora, pois a prática nos permite, como futuros professores, compreender a nossa atuação, melhorando a qualidade de vida e a educação em sociedade”, destacou.

A prática curricular em Turiaçu consolidou-se como um espaço de troca de saberes, reflexão crítica e construção coletiva.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens