Alunas do Polo Presidente Sarney têm poesias selecionadas para publicação no livro “Mulheres que Escrevem”


Por em 1 de September de 2022



Alunas do Programa Ensinar, curso de Letras do Polo Presidente Sarney, têm poesias selecionadas para publicação no livro “Mulheres que Escrevem: Essência e (Re)Existência”: É esse o meu lugar?, de Lucélia Maria Soares, e Liberdade, de Larissa Moraes.

               

A ideia surgiu de um trabalho feito em sala de aula, na disciplina Literatura Portuguesa do Simbolismo às Tendências Contemporâneas, ministrada pela professora Andreza Luana Barros. Na oportunidade, elas escreveram poesias. Na mesma época foi aberto um concurso para seleção de poesias a serem publicadas no livro. A professora não pensou duas vezes e inscreveu as alunas, que foram selecionadas.

“Ver as poesias das minhas alunas publicadas no livro Mulheres que Escrevem é muito satisfatório. Sempre falo que as produções feitas na universidade devem sempre alçar grandes voos”, disse a professora Andreza.

A aluna Larissa ficou surpresa. “Não estava esperando, enviei a poesia mas não estava confiante. Eu fiquei muito feliz, pois ter um trabalho publicado é muito significativo para mim como estudante e profissional da área das Letras, inclusive até coloquei o poema na prova bimestral dos meus alunos”, destacou ela.

A aluna Lucélia disse se sentir orgulhosa de si mesma: “além disso, continuo acreditando no papel da literatura como ferramenta de conscientização e transformação social”.

A iniciativa é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), que selecionou poesias escritas por mulheres para compor um livro, revista e e-book. O livro é resultado do projeto de pesquisa Mulheres que Escrevem: Produção e Circulação de Textos Femininos. O objetivo da ação é possibilitar a divulgação de produções escritas por mulheres como forma de empoderamento social, proporcionando espaços de interlocução para que se apresentem obras produzidas pelo público feminino, uma vez que mais de 70% dos livros publicados por grandes editoras brasileiras foram escritos por homens.

Acesse o livro AQUI.



Últimas Postagens