Alunos do curso de Química do Polo Colinas aprendem a produzir álcool em gel

Acadêmicos do 1º período do cu威而鋼
rso de Química, Polo Colinas, aprenderam a produzir álcool em g犀利士
el. A aula prática faz parte da disciplina Fundamentos de Química, ministrada pela Profa. Dra. Maya Penha. O objetivo foi contextualizar o conteúdo da Unidade Temática 7 – Introdução à Química Orgânica, mais especificamente a função química álcool, por meio da p犀利士
rodução de álcool em gel. Além disso, promoveu o processo interdisciplinar da Química e Biologia, como a conscientização da higi必利勁
enização correta das mãos e o uso do álcool em gel 70%, como medida preventiva para evitar as transmissões de doenças virais.

“O momento foi de suma importância para que todos os alunos pudessem deslumbrar-se sobre as peculiaridades que envolvem a síntese de álcool em gel 70%: EPIS (Equipamentos de Proteção Individual), identificação e funções de compostos químicos (álcool, amina, ácidos carbólicos, etc), ácidos bases, pH e pOH, síntese de álcool em gel, diluição, compostos oxigenados, polaridade e interações moleculares, bioquímica e educação em saúde. Além disso, entender os benefícios da utilização do álcool gel 70% para assepsia e como o etanol interage na eliminação de vírus e de bactérias, responsáveis por doenças importan威而鋼
tes, e que para continuar a garantir proteção e mais saúde deve-se mudar as rotinas antigas da população em relação à higiene”, disse a professora.

Ela, ainda, complementou: “essa prática também alertou os alunos sobre a importância que eles, a equipe pedagógica, funcionários e comunidade escolar, tenham o hábito de utilizar o álcool em gel como forma de proteção e combate de doenças, principalmente, pois ainda estamos em tempos pandêmicos”.

De acordo com a aluna Maria Eduarda Martins dos Santos, “grande parte da turma ainda não tinha tido um contato com os equipamentos laboratoriais usados. Tivemos a oportunidade de conhecer vários e o ambiente que é algo novo para nós que estamos adentrando a faculdade agora. Além disso, após termos passados por um período difícil que foi a pandemia, onde tivemos o álcool em gel como uma forma de se proteger contra um vírus devastador, que levou inúmeras vidas, foi bastante interessante aprender de que maneira ocorre a produção desse produto que é bastante utilizado pela sociedade”.