Alunos de Ciências Biológicas do Polo de Viana participam de aula prática sobre Microbiologia e Imunologia

Alunos do Curso de Ciências Biológicas do Polo Viana participaram de aula prática sobre Microbiologia e Imunologia, disciplina ministrada pela professora Nancyleni Pinto Chaves Bezerra. O objetivo foi demonstrar aos graduandos as técnicas de日本藤素
coleta de amostras de água para consumo humano, análise com a utilização de técnica rápida (substrato cromogênico enzimático) e relacionar os resultados obtidos com a legislação brasileira vigente.

Os alunos participaram de forma efetiva da aula prática proposta com a execução de: coleta de duas amostras de água; realização dos procedimentos técnicos para a análise das amostras de água por meio da técnica substrato cromogênico enzimático; incubação das amostras; interpretação dos resultados microbiológicos de amostras de água previamente analisadas.

威而鋼
“alignnone wp-image-6404 ” src=”https://www.ensinar.uema.br/wp-content/uploads/2022/09/WhatsApp-Image-2022-09-19-at-09.46.52-1024×768.jpeg” alt=”” width=”423″ height=”318″ />

“O processo ensino-aprendizado é otimizado com o aprender na prática, ou seja, associar teoria e prática. Foi nessa perspectiva que a aula foi planejada e executad日本藤素
ra-web.com/”>樂威壯
a威而鋼
sloc.com/”>犀利士
. Com os alunos como partícipes e protagonistas da atividade. A técnica mic必利勁
robiológica executada é conveniente na detecção de coliformes, especialmente de Escherichia coli e visa minimizar os problemas associados aos métodos convencionais de análise microbiológica, ao apresentar a conveniência de produzir resultados mais rápidos, sensíveis e específicos, se comparados às técnicas convencionais. Tal técnica também podem oferecer economia de espaço e materiais, aumentando a produtividade laboratorial. Alternando a necessidade de rapidez dos resultados de análises microbiológicas, em face do alto volume de alimentos à disposição do consumidor em curto espaço de tempo”, explicou a Profa.Nancyleni Pinto.

Segundo a aluna Sarah Emanuele Figueredo Goncalves, a turma estava bastante ansiosa para as aulas práticas. “A professora foi bastante “simples” na sua aula, a fim de que realmente pudéssemos compreender o conteúdo. Durante a prática nos deixou bem à vontade para fazer a coleta e nos acompanhou durante todo o processo explicando como seria feito cada etapa e nos deixando no comando, assim conseguimos aproveitar melhor a aula e absorver o conteúdo de forma bem rápida, além de aumentar nossa vontade de estar no laboratório. A turma inteira está empolgada com a aula e com a próxima prática”, disse ela.

Compartilhar.