Programa Ensinar gradua mais de 800 alunos

犀利士
ge-6914″ src=”https://www.ensinar.uema.br/wp-content/uploads/2022/12/WhatsApp-Image-2022-11-18-at-21.20.36-768×576.jpeg” alt=”” width=”768″ height=”576″ />

O Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão graduou, neste ano, 831 alunos, ou seja, 91% da quantidade de matriculados. São professores das áreas de História, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, Letras e Geografia.

Segundo o reitor da UEMA, Gustavo Costa, o Ensinar contribui para a mudança dos indicadores sociais e educacionais do Estado, além de oportunizar aos futuros discentes uma formação baseada em valores éticos, linguísticos, estéticos, políticos e profissionais. “Esse programa concebido há seis anos pela Universidade Estadual do Maranhão atende às imensas necessidades e ao sentimento de desejo de mudar a realidade socioeconômica do Estado e de todos nós”, disse o reitor.

Para a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Regina Célia de Castro, ver as turmas colando grau apesar das dificuldades que tivemos, como o contingenciamento de recursos, pandemia, que teve interferência no calendário acadêmico dessas turmas, foi imensamente satisfatório. “Tivemos um número significativo de formados, muitos deles já estão no mercado de trabalho. Então, toda essa conjuntura confirma, ratifica a importância do programa, a escolha desses polos. Agradeço as parcerias que os municípios tiveram ao longo desse período. Estamos felizes, porque o Programa Ensinar é isso, leva oportunidades para quem tem potencial e não teria oportunidade se a UEMA não chegasse a esses locais. Esperamos que essas pessoas contribuam em seus municípios, no mercado de trabalho, na gestão da educação”, destacou ela.

Os polos 2017, que encerraram o ciclo foram: Brejo, Carutapera, Codó, Coelho Neto, Colinas, Governador Nunes Freire, Itapecuru Mir威而鋼
im, Lago da Pedra, Pastos Bons, São Mateus do Maranhão, Santa Inês e Tutóia.

Cursos ofertados

Atualmente, o Programa Ensinar oferta 9 cursos: História Licenciatura, Ciências Biológicas Licenciatura, Matemática Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Letras Licenciatura , Física Licenciatura, Química Licenciat犀利士
ura, Ciências Sociais Licencia犀利士
tura e Geografia Licenciatura.

Sobre o P必利勁
rograma

O Programa Ensinar foi implantado no ano de 2016, com o objetivo de formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de 犀利士
valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo, visando fortalecer a política de formação docente para a educação básica no Estado do Maranhão.

Desde que foi implantado vem cumprindo a sua missão e transformando milhares de vidas de famílias inteiras distribuídas nos 42 polos que ofertam cursos.

“Conseguimos fazer um trabalho de man犀利士
eira exitosa por causa do apoio de todos envolvidos no processo”, finalizou a coordenadora.

Trajetória

No ano de 1992, a UEMA iniciou seu primeiro programa de formação docente, com a finalidade de  atuar e contribuir, junto ao Governo, no desenvolvimento de uma política de formação de professores da Educação Básica. O pioneiro foi o Programa de Capacitação Docente (PROCAD); posteriormente ganhou nova ordenação com o Programa de Qualificação Docente (PQD) e; em 2009, passou a atuar com o Programa Darcy Ribeiro, que teve suas atividades finalizadas no primeiro semestre de 2017, passando a se chamar, em 2016, de Programa Ensinar.