Programa Ensinar lança livro sobre vivência na prática docente

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa Ensinar, lançou, nesta quinta (22), o livro “Programa Ensinar: Práticas e Vivências na Formação de Professores”. Uma publicação que traz uma coletânea de artigos das nove licenciaturas presentes no Prog犀利士
rama, elaborados a partir das experiências desenvolvidas no componente curricular Prática de vivência.

Organizado pelos docentes Regina Célia de Castro Pereira, Natarsia Camila Luso Amaral e Weyffson Luso dos Santos, a publicação tem 39 capítulos com temas diversificados e atuais, abordando as realidades sociais e educativas dos estudantes, em trabalhos que desvelam realidades que urgem pela possibilidade da melhoria educacional.

Para o Prof.Weyffson Santos, esse foi um momento de alegria para toda a equipe do Programa Ensinar, pois é uma publicação produto de esforços coletivos. “São experiências exitosas de alunos e professores que produziram diálogos entre conteúdos específicos do curso e a escola”, frisou.

Segundo o professor Alan Kardec Gomes Pachêco Filho, o livro reflexe as experiências de um Programa que transforma realidades em todo o estado do Maranhão.

A coordenadora geral do Programa Ensinar, Profa.Regina Célia de Castro, pontuou que essa é a quarta犀利士
versão dos programas de professores da UEMA e desde a concepção da atual proposta, a inovação se fez presente. “Os caminhos construídos foram coletivos. E, somente assim, pudemos trabalhar em todas as regiões do estado, que é imenso, e tem particularidades de cultura, de história, de economia…”, disse.

Ela ressaltou ainda que, ao longo de oito anos de Programa Ensinar, houve muitas histórias de vitórias de pessoas com grande potencial, mas que não tinham oportunidades de estudos. E 威而鋼
essa oportunidade veio com o Programa Ensinar da UEMA. “Por isso, agradeço especialmente aos estudantes por terem acredito neles, mesmo diante das dificuldades de des威而鋼
locamento, de estudos aos finais de semana, de internet, entre outros”, sublinhou.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação da UEMA, Fabíola Santana, neste ano de 2022, cerca de 900 alunos da turma de 2017 do Programa se formaram. “A UEMA abraçou a interiorização da formação docente desde 1993. Em todos os municípios do estado do Maranhão existe um ex-aluno de um Programa de formação docente da Instituição, seja do PROCAD, PQD, PROGRAMA DARCY RIBEIRO ou ENSINAR. Por isso, nós temos que fazer sempre a defesa desse Programa porque ele tem mudado vidas no nosso estado”, concluiu.

A publicação lançada nesta manhã, é fruto do empenho da equipe de coordenação do Programa Ensinar, coordenação geral e equipe das direções de curso, que, após árduo processo de planejamento para a implantação das práticas, foi validado pelos professores e professoras ministrantes do referido componente curricular.

Clique aqui e baixe o livro.

SOBRE O PROGRAMA ENSINAR

O programa de formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão foi aprovado em 06/10/2016 pela resolução 1223/2016- CEPE e criado em 07/10/2016 pela resolução 957/2016- CONSUN.

Tem como visão fortalecer a política de formação de professores para a Educação Básica, atendendo às demandas do Estado do Maranhão; contribuir para a mudança dos indicadores sociais e educacionais do Estado e oportunizar aos futuros discentes uma formação baseada em valores éticos, linguísticos, estéticos, políticos e profissionais.

O objetivo do Programa é formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

Por: Walline Alves

Fotos: Wagner Fernandes