Alunos de Ciências Sociais têm aula de campo sobre sociologia urbana

Alunos do curso de Ciências Sociais dos polos Santa Luzia do Paruá, Santa Luzia, Turiaçu, Pedreiras, Loreto, Paraibano e Santa Inês tiveram, no último final de semana, aula de campo sobre sociologia urbana. O objetivo foi registrar cada cidade, a movimentação comercial, os grupos urbanos, modos de vida e as interações nos espaços públicos.

Os alunos foram convidados a apresentarem a sua cidade a partir do que consideram mais relevante, montando um passeio marcado com narrativas contadas e apresentadas por eles. No final do curso , as aulas de campo resultarão numa exposição.

Em Santa Luzia do Paruá, a disciplina Sociologia Urbana foi ministrada pela professora Carolina Vasconcelos Pitanga e teve o tema “Observação nas ruas de Santa Luzia do Paruá/MA”; no Polo Santa Luzia, a disciplina foi ministrada pelo professor  Greilson José Lima e teve o tema “Incursão em campo, conhecendo sua própria cidade”; no Polo Turiaçu, a disciplina foi ministrada pela professora Rosirene Lima e teve o objetivo de observar, sentir, ouvir e deixar-se interrogar pela cidade; no Polo Pedreiras, a disciplina foi ministrada pela professora Vera Lúcia Bezerra e a visita pela cidade objetivou desnaturalizar o cotidiano; no Polo Loreto, a disciplina foi ministrada pela professora Rayssa Lívia; no Polo Paraibano, a disciplina foi ministrada pela professora Tayná Egas; e no 必利勁
trong>Polo Santa Inês, a disciplina foi ministrada pela professora Ana Tereza Ferreira.

“A experiência de iniciar a disciplina Sociologia Urbana a partir de uma sensibilização, por meio de um contato direto com esse texto vivo que é a cidade, trouxe além da diversidade de olhares, percepções diversas das alunas e alunos, que participaram também sugerindo temas nascidos dessa experiência, a serem aprofundados durante a disciplina”, explicou a professora Rosirene.

Para a aluna Adelma Reis, “a aula de campo foi uma experiência de muita aprendizagem, pois através da mesma pudemos aprender na prática, por meio da observação e coleta de informações nos possibilitando correlacioná-la com o tema estudado na teoria da sala de aula”.

Polo Santa Luzia do Paruá

Polo Santa Luzia