Alunos de Ciências Biológicas do Polo Coroatá discutem políticas de avaliação educacional brasileira

Alunos do Curso de Ciências Biológicas do Polo Coroatá fizeram uma exposição de pôster, dia 02 de abril, com o tema “Políticas de Avaliação Educacional Brasileira”. A iniciativa foi o encerramento da disciplina Política Educacional Brasileira, ministrada pelo professor Ranilson Edilson. Na ocasião, os alunos analisaram essas políticas no âmbito Educação Básica e Superior.

A apresentação foi organizada nos seguintes subtemas: Avaliação e tecnologia; Avaliação para as aprendizagens; Avaliação Institucional; Avaliação de larga escala; Avaliação escolar e concepções pedagógicas de ensino; Políticas de Avaliação Educacional no Brasil.

“Foi um trabalho de grande relevância para os envolvidos, despertou a curiosidade e o entendimento acerca do tema como ponto importante tanto para vida acadêmica quanto para vida profissional, levando em consideração que ambos já são professores e profissionais da educação e que estão sempre em busca de ressignificação da práxis docente. Foi uma das opções para ampliar os conhecimentos e conhecer novas metodologias e estratégias no contexto das Políticas de Avaliação na educação brasileira”, explicou o professor Ranilson.

De acordo com a aluna Jacikley Pereira, o momento foi muito enriquecedor para o currículo acadêmico, assim como para nosso futuro profissional. “Ampliamos nossos conhecimentos a respeito dessas temáticas que faz parte do processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar. As pesquisas realizadas pelos grupos acadêmicos, mostram a importância das avaliações no contexto educacional. Ressalto a importância desse trabalho científico para nossa carreira profissional, para melhor contribuir como docente e, assim, alcançar uma educação de qualidade”, destacou ela.

Por Paula Lima