Alunos de Ciências Biológicas do Polo Codó realizam exposição sobre os Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados


Por em 6 de July de 2023



Os alunos do segundo Curso de Ciências Biológicas do Polo Codó realizaram, no último final de semana, uma exposição com o tema “Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados”, sob a orientação da professora Juliana Maria Trindade Bezerra.

O objetivo foi estimular os discentes a conhecer de forma aprofundada os principais representantes dos animais pertencentes a esses grupos, por meio de aulas práticas e da construção de Modelos Didáticos, enfocando suas características, morfologia interna e externa, modos de vida, classificação taxonômica e distribuição.

Os alunos construíram e expuseram Modelos Didáticos sobre os principais representantes dos animais pertencentes aos grupos de “Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados”, enfocando suas características, morfologia interna e externa, modos de vida, classificação taxonômica e distribuição.

Na ocasião, o conhecimento adquirido em sala de aula, durante a disciplina de “Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados” foi posto em prática, e ressaltou a criatividade dos discentes que construíram modelos didáticos bastante informativos sobre esses grupos de animais. Foram montados stands e distribuídos folhetos aos visitantes da exposição, com informações relevantes e úteis sobre esses animais e sua importância nos ecossistemas.

“Verificar na prática o que fora exposto na teoria durante nossos encontros em sala de aula, é a prova de que os discentes alcançaram seus objetivos quanto aos conhecimentos da disciplina. Além da consolidação das aulas práticas em laboratório, essenciais para a formação do licenciado, estimulá-los na construção de modelos didáticos lhes possibilita um maior aprofundamento dos conteúdos, tendo em vista que tiveram de construir seu próprio recurso para explanar sobre o que aprenderam em relação às características dos grupos de animais estudados. Fico satisfeita com a desenvoltura e o empenho dos discentes”, disse a professora Juliana.

Condira os depoimentos de alguns alunos sobre o aprendizado obtido:

Iscilane Soares da Silva – “Nessa disciplina foi tudo maravilhoso. Tive grande aprendizado e posso garantir que jamais esquecerei de como se classificam os filos e os representantes que a eles pertencem.  Sobre a apresentação dos trabalhos foi digna de conhecimento, pois mostramos o nosso talento ao representarmos animais utilizando massa de modelar. Cada aluno usou sua criatividade e foi essencial para a passagem de conhecimento para as turmas de outros cursos. Não vou parar por aqui. Amo a ciência e suas descobertas e quero me aprofundar cada vez mais. Quanto à professora, levarei todos os seus ensinamentos para o resto da minha vida. Ela é um ser de luz e de muito conhecimento e quero muito que ela volte a ministrar outras disciplinas, pois tem muita bagagem e muito conhecimento para passar. Muito obrigado ao Programa Ensinar da UEMA por trazer tantos profissionais de qualidade para nosso meio”.

Gleiciane de Assis Albuquerque – “Bom, acredito que a experiência de estar em um laboratório já é por si só incrível e ainda ter a possibilidade de visualizar vermes, mesmo que sendo ovos, por meio de um microscópio é algo fascinante e muito proveitoso para um aluno de Ciências Biológicas. E, no domingo, dia 02/07, foi ainda mais fabuloso, por ter a oportunidade de reproduzir modelos de invertebrados e conhecer um pouco sobre cada um. E tudo isso foi e será propício para o nosso futuro. Obrigada à Professora Juliana Bezerra por nos repassar os seus conhecimentos, sobre essa disciplina bastante curiosa e encantadora de se conhecer”.

“A aula prática do dia 01/07 nos permitiu ter mais um contato com o uso do microscópio, ajudando-nos assim no manuseio correto. Possibilitou ainda a oportunidade de visualizar as características dos seres vistos em sala de aula e assim permitiu a identificação destes, que contribuiu para nosso aprendizado. A confecção dos modelos didáticos do dia 02/07 foi muito importante pois nos incentivou que o ensino de Ciências vai além da sala de aula, além da utilização de métodos-padrão de ensino”, Laelma Santos Ribeiro, graduanda do Segundo Período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Polo Codó – Programa Ensinar, da Universidade Estadual do Maranhão.

Karen Emanuelle Silva de Sousa – “Essa aula foi de suma importância, pois nos deu a oportunidade de olhar detalhe por detalhe e saber a sua formação. Já, a apresentação dos modelos didáticos nos permitiu demonstrar para outras pessoas como funcionam algumas classes de filos. Essa apresentação nos permitiu levar para outras pessoas o conhecimento, e nós da turma de biologia aprendemos muito mais quando falamos sobre a característica dos trabalhos apresentados. Foi de suma importância pois não foi apenas um momento de apresentações, mas também um momento de descontração”.

Jordânia da Conceição Silva – “Foi de suma importância a aula prática no laboratório, pois contribuiu muito mais para a disseminação dos nossos conhecimentos, pois nos ajudou a ter um melhor entendimento sobre o que vimos nas aulas práticas da disciplina Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados. Sobre a aula de explanação, foi uma experiência maravilhosa e desafiadora, na qual reproduzimos amostras de modelos de alguns filos. Tivemos a missão de apresentar para graduandos de outras turmas de forma simplificada e ao mesmo tempo completa sobre o filo que era de competência de cada grupo. No geral foram experiências significativas enriquecedoras e maravilhosas, que contribuíram muito para que futuramente possamos repassar tais  aprendizados para muitas outras pessoas, sendo eles alunos de ensino fundamental e médio, graduandos e até mesmo cidadãos da nossa sociedade. Obrigado professora Juliana Bezerra”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens