Uema realiza Colação de Grau do Programa Ensinar – Polo Pinheir

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na última terça-feira (31), a Colação de Grau do Programa Ensinar – Polo Pinheiro, dos cursos de Física Licenciatura, Letras Licenciatura e Matemática Licenciatura. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

O responsável por presidir a cerimônia foi o magnífico vice-reitor da Uema, professor Paulo Catunda, que em seu discurso exaltou o papel fundamental da educação na vida das pessoas. “A educação tem um poder transformador, uma capacidade de mudar a vida das pessoas, veja como ela mudou a vida de vocês. Hoje vemos novos profissionais sendo formados, profissionais esses vindos da Uema, agora é a vez de vocês de mudarem a vida de outras pessoas através da educação”, disse o vice- reitor.

Em seu discurso, o Coordenador do Polo de Pinheiro, professor Gilberto Mattos enfatizou a importância dessa outorga de grau. “Esse é um momento muito importante para Pinheiro. Serão agora entregues profissionais mais que capacitados que buscarão a melhoria no ensino municipal. Essa é a prova de que a Uema sempre cumpre de forma impecável o seu trabalho na formação de grandes profissionais”, afirmou o Coordenador.

“O Ensinar é um programa institucional da Universidade Estadual do Maranhão voltado para a formação de professores para a educação básica. Estamos muito felizes entregando esses novos profissionais, aumentando o quantitativo de professores nos municípios maranhenses”, afirmou a professora Goretti Cavalcante, Coordenadora do Programa Ensinar.

Como paraninfo foi escolhido a professor Welberth Faria, que em seu discurso enfatizou a importância desse momento tão marcante: “Esse é um momento ímpar, esses alunos hoje colam grau para provar que o programa Ensinar é uma realidade, estamos entregando novos professores para a sociedade”, disse o professor Welberth.

O orador da cerimônia, o concludente do curso de Letras Licenciatura, Geuandson Martins, buscou, na nostalgia, emocionar a todos os presentes em seu discurso. “A nossa jornada não foi apenas sobre livros, fórmulas e equações. Foi também sobre amizades que se formaram, em cada turma surgiram vários grupos que se identificaram e seguiram essa jornada de mãos dadas. Também foi sobre as noites passadas estudando, das aulas online, das mensagens no grupo do WhatsApp. Hoje olhamos para trás e celebramos a nossa formatura com orgulho”, disse Geuandson.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Por: João Gabriel Costa