Mais de 80 estudantes do Programa Ensinar Formação de Professores do polo Anajatuba colaram grau nessa segunda-feira (13)

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa Ensinar Formação de Professores, realizou, ontem (13), a cerimônia de Outorga de Grau dos concludentes do polo Anajatuba.

O evento reuniu a comunidade acadêmica local, gestores públicos municipais, parentes e convidados dos mais de 80 concludentes de cursos de licenciatura ofertados pela Uema, por meio do Programa Ensinar.

A partir de agora, a sociedade maranhense ganha novos profissionais nas áreas de Ciências Biológicas Licenciatura, História Licenciatura (Polo Itapecuru Mirim), Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura e Química Licenciatura.

A coordenadora geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante, alertou os formandos para que continuem a busca pelo conhecimento e que sejam agradecidos pelas conquistas que tiverem na vida.

“Não pense que estarão livres da busca incessante pelo conhecimento, apesar de percebermos às vezes que nem sabemos o que estamos buscando, além disso, é necessário reconhecer o movimento de muitas pessoas que abriram caminho para cada um e cada uma de vocês. Sejam gratos por tudo que passaram para chegar até aqui! Parabéns a todos e todas que estão concluindo uma das etapas mais importantes de suas vidas”, comentou a coordenadora.

Já a secretária de Educação da cidade de Anajatuba, Aurisciley Sampaio, que também prestigiou o evento, reforçou a importância da parceria entre a Uema e a prefeitura para garantir a concretização do sonho de vários jovens obterem o diploma universitário.

“Gostaria de agradecer a atual gestão do município pelo investimento na educação em nossa cidade, especialmente, pela parceria com a Uema para garantir a concretização deste momento tão importante quando a sociedade anajatubense recebe estes jovens profissionais que, certamente, contribuirão significativamente educação municipal. A conclusão dessa jornada está formando cidadãos que irão ajudar na formação de mais profissionais no futuro e, consequentemente, na construção de um mundo melhor”, disse.

Durante a cerimônia, também foram entregues títulos de Mérito Acadêmico aos concludentes de cada curso do Polo Anajatuba que tiveram melhor desempenho ao longo da graduação.

Os homenageados com o título foram: Adriele Martins (Curso de Ciências Biológicas Licenciatura), Tenyse Pinto Meneses Santos (Curso de Letras Licenciatura), Raphisa Santos Silva (Curso de Matemática Licenciatura) e Valdino José Santos Frazão (Curso de Química Licenciatura).

“Gostaria de expressar nossa mais profunda gratidão à coordenação do polo Ensinar de Anajatuba, que desde o primeiro dia de aula acompanha nossa trajetória acadêmica. Aos nossos professores. Vocês foram mais do que simples transmissores de conhecimento; foram mentores, guias e inspirações. Obrigado por compartilharem não apenas o conteúdo acadêmico, mas também por transmitirem valores, por nos incentivarem a pensar criticamente, contribuindo para a nossa formação enquanto educadores, mas que, principalmente, sobre ser “mais humanos”, sobre empatia, sobre ver sob outras perspectivas, sobre acreditar no grande poder que a educação tem de mudar a vida das pessoas”, discursou a oradora que representou os formandos, Raphisa Santos, do Curso de Matemática Licenciatura.

Por: Débora Souza

Fotos: Wanessa Dias/Programa Ensinar