Colação de Grau Programa Ensinar: Uema forma cerca de 90 novos profissionais do polo Santa Rita

Foi realizada na noite dessa terça-feira(14), a cerimônia de Outorga de Grau dos formandos do Programa Ensinar Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, na cidade de Santa Rita.

Cerca de 90 formandos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia do polo Santa Rita receberam o grau e agora estão aptos a atuar como professores na rede de ensino básica.

“Do escrito da página da vida de cada um e cada uma de vocês busquem retirar o que escolheram como recebidos: a perseverança, autodeterminação, as dificuldades vencidas, tomando-as como linhas cursivas de uma escrita necessária, possível e extraordinária”, discursou a coordenadora geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante.

Já o secretário de Educação de Santa Rita, Paulo Márcio Silva Gomes, ressaltou que a Uema traz ao povo da cidade uma oportunidade libertadora.

“O conhecimento empodera, mas o caráter mostra quem você é e nós precisamos ser vigilantes quanto a esse aspecto. A educação que gera oportunidade é libertadora. Santa Rita tem a Uema, por meio do Ensinar e da UAB, e tem um povo que só precisa de oportunidade. Nossos jovens são prova disso.  Estamos completamente felizes com o compromisso de vocês. Parabéns a todos os formandos!”, disse.

A concludente do curso de Ciências Biológicas, Fernanda Silva Carvalho, em seu discurso, fez um agradecimento à universidade e à gestão municipal pela parceria que oportunizou a oferta de cursos de Ensino Superior na cidade de Santa Rita.

“Gostaria de aproveitar este momento para expressar nossa profunda gratidão aos gestores, à universidade e ao município pela parceria firmada em prol do Ensino Superior em Santa Rita. Vocês foram fundamentais na criação de oportunidades, na busca por recursos e na promoção de um ensino de qualidade. O comprometimento e dedicação foram essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento como estudantes”, declarou.

No evento, também ocorreu a entrega de títulos de Mérito Acadêmico a estudantes que tiveram melhor desempenho acadêmico durante a graduação.

Os concludentes que receberam a homenagem foram: Rayanne dos Santos Morais, do curso de Ciências Biológicas; Antônio Eduardo Muniz Lobato, do curso de Geografia; Geelma Moura Oliveira Bento, do curso de Letras; e Macilene Silva Montelo Cabral, do curso de Matemática.

Por Débora Souza

Fotos: Wanessa Dias/Ensinar